Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6165
Título : Saudação: a palavra como instrumento de luta e conscientização de um povo
Autor : Silva, Francisco José Fernandes da
Palabras clave : Agostinho Neto
Saudação
Libertação
Conscientização
Identidade Nacional
Fecha de publicación : 17-ene-2022
Citación : SILVA, F. J. F. (2022)
Resumen : O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo realizar uma breve reflexão acerca da influência da poesia de combate, como um instrumento de luta e conscientização dos povos e movimentos de resistência em África. Para tanto, o trabalho se atém a análise interpretativa e reflexiva do poema “Saudação”, presente na obra Sagrada Esperança (1979) do poeta, político e intelectual angolano Agostinho Neto. Este artigo é estruturado sob a hipótese de que a poesia de combate, a qual consiste em uma escrita engajada, se concretizou como uma vertente poética fundamental na libertação, conscientização e construção da identidade nacional, não apenas do povo angolano, mas de toda a África. Sua finalidade, portanto, é demonstrar em que medida as letras como arma de combate, influenciaram na luta em prol da libertação, ultrapassando os muros de África, e chegando a outras nações como uma porta para a liberdade.
Descripción : SILVA, Francisco José Fernandes da. Saudação: a palavra como instrumento de luta e conscientização de um povo. 2022, 19f. TCC - Curso de Especialização Interdisciplinar em literaturas Africanas de Língua Portuguesa/ILL, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6165
Aparece en las colecciones: Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FRANCISCO JOSÉ FERNANDES DA SILVA .pdf2022_art_fsilva.pdf260,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.