Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6172
Título: Reflexões sobre descolonização a partir da obra literária angolana intitulada a menina vitória
Autor(es): Cruz, Josivando Ferreira da
Palavras-chave: Literatura Africana
A Menina Vitória
Descolonização
Data do documento: 14-Jan-2022
Citação: CRUZ, J. F. (2022)
Resumo: O estudo fomenta discussões sobre descolonização a partir da obra intitulada A Menina Vitória (1965), de Arnaldo Santos. O estudo é de caráter qualitativo e bibliográfico. O marco teórico é constituído por autores como Arnaldo Santos, com a obra A menina Vitória, de 1997; Marcelle dos Santos Borges da Silva, com A menina Vitória e o papel da negritude na autoafirmação do negro, de 2018; Ana Carolina Menocci, apresentando O espaço que exclui que exila: uma análise do conto “A Menina Vitória” de Arnaldo Santos, de 2018 e outros. As leituras impulsionaram reflexões sobre a necessidade de uma educação emancipatória com os princípios humanísticos, pois, percebemos que a colonização deixou marcas nos colonizados, as quais são reverberadas até os dias atuais. Ressaltamos, por fim, que a luta e a resistência perduram constantemente, pois, os resquícios coloniais devem ser combatidos de forma objetiva e subjetiva tanto no âmbito das relações cotidianas e mais ainda no ambiente escolar.
Descrição: CRUZ, Josivando Ferreira da. Reflexões sobre descolonização a partir da obra literária angolana intitulada a menina vitória. 2022, 15f. TCC - Curso de Especialização Interdisciplinar em literaturas Africanas de Língua Portuguesa/ILL, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6172
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josivando Ferreira da Cruz.pdf20224_art_jcruz.pdf317,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.