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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6191
Título: | Práticas de letramentos antirracistas na infância: um estudo de caso em São Francisco do Conde (BA) |
Autor(es): | Matos, Alaíne Ferreira de |
Palavras-chave: | Antirracismo - São Francisco do Conde (BA) Educação infantil - São Francisco do Conde (BA) Letramento - Aspectos sociais |
Data do documento: | 9-Out-2024 |
Citação: | MATOS, A. F. (2024) |
Resumo: | A presente pesquisa científica objetiva analisar as contribuições da educação, numa perspectiva antirracista, para o fortalecimento dos letramentos raciais, com ênfase em turmas de educação infantil de uma escola municipal, situada no município de São Francisco do conde (BA). Além disso, investiga de que forma as práticas antirracistas influenciam na potencialização da identidade, da representatividade e do pertencimento das crianças negras (pretas e pardas), com vistas ao aumento de sua autoestima. Fundamentalmente, a proposta é a de contribuir com a formação inicial de professores/as antirracistas, ao lançar luz a práticas pedagógicas afirmativas na educação infantil. Além disso, analisa o impacto do envolvimento da comunidade escolar na promoção de letramentos raciais críticos e engajados. Com esse propósito, o estudo propõe diálogos com autores/as, os/as quais promoveram ricas contribuições para a fundamentação teórica nos seguintes temas: racismo estrutural, racismo na infância, letramentos, letramentos raciais, de resistência/(re)existência. Em termos metodológicos, a pesquisa configura-se como um estudo de caso de natureza qualitativa, que se estendeu durante os meses de setembro de 2022 a novembro de 2023, perfazendo um ano e dois meses de observações, em uma escola municipal denominada Ana Tourinho Junqueira Ayres, localizada na cidade de São Francisco do Conde, no estado da Bahia. O corpus de análise foi formado por imagens e vídeos do ambiente educacional, além de projetos pedagógicos desenvolvidos na turma da educação infantil e de entrevistas realizadas com a comunidade de prática que foram gravadas em áudio. A partir deste estudo, compreendemos que a promoção das práticas de letramentos antirracistas, no ambiente escolar, é uma ferramenta imprescindível no fortalecimento dos letramentos raciais e grande aliada na luta e no enfrentamento contra o racismo, a discriminação e o preconceito. |
Descrição: | MATOS, Alaíne Ferreira de. Práticas de letramentos antirracistas na infância: um estudo de caso em São Francisco do Conde (BA). 2024. 158 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem: Contextos Lusófonos Brasil-África) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6191 |
Aparece nas coleções: | Dissertações - Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (São Francisco do Conde) |
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