Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6192
Título : | Formação de professores e sustentabilidade: a experimentação com materiais de baixo custo para o ensino de ciências no município de Ibaretama-Ceará |
Autor : | Silva, Amarildo Pereira da |
Palabras clave : | Formação Contínua de Professores Ensino de Ciências Experimentação com materiais de baixo custo Sustentabilidade |
Fecha de publicación : | 24-ene-2024 |
Citación : | SILVA, A. P. (2024) |
Resumen : | O campo da formação de professores das Ciências Naturais e Exatas, tem tratado simplistamente a realidade complexa em que se inserem os processos educativos. Em contrapartida, tem-se percebido um importante movimento formativo que propõe articular os saberes necessários às práticas educativas com a prática no cotidiano escolar, visando a potencialidade para uma prática dialógica, crítica e reflexiva. Entendemos que os limites e as contradições que atravessam o campo da formação dos professores de Ciências, em termos políticos, pedagógicos e epistemológicos, orientam o fazer pedagógico no cotidiano escolar, e de forma específica os conteúdos, estratégias, recursos e formas de avaliação. Considerando a potencialidade da articulação entre a teoria e a prática na formação contínua, pautado na reflexão sobre as questões que emergem no cotidiano escolar, dentre as quais se insere a carência material para as práticas experimentais e o Ensino de Ciências descontextualizado da realidade dos sujeitos. Assim, objetivamos compreender as relações que se estabelecem entre a experimentação com materiais de baixo custo, no contexto da formação contínua de professores de Ciências em Ibaretama-Ceará, e o desenvolvimento de práticas educativas comprometidas com a sustentabilidade. Para tanto, foi eleita como configuração metodológica a abordagem qualitativa, por permitir articular o movimento investigativo e o formativo e contribuir para a transformação da realidade na qual os sujeitos estão inseridos, inspirando-se na Pesquisa-Ação Pedagógica (PAPe). O lócus de investigação foi o município de Ibaretama — Ceará–Brasil, e os participantes foram 8 professores de Ciências que atuam nos anos finais do ensino fundamental em instituições de ensino da rede pública municipal. Utilizamos como estratégia de aproximação da realidade, a realização do curso de extensão junto aos professores, organizados em 5 encontros formativos, os quais, exploramos a temática experimentação com materiais de baixo custo em uma perspectiva sustentável. Dentre os achados da pesquisa, é perceptível que os professores consideram importante realizar práticas experimentais nas aulas de Ciências, mas as escolas não dispõem de estrutura e organização pedagógica para a atividade. Também foi enfatizado que as feiras de Ciências deveriam acontecer anualmente com intuito despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento científico. Durante esses encontros constatamos inúmeras possibilidades de práticas experimentais, na qual, podemos usar materiais de baixo custo e acessíveis, propondo ações de reaproveitamento, reutilização e reciclagem de materiais descartados na escola. Por fim, consideramos que a experimentação com materiais de baixo custo, aliado à perspectiva sustentável, é uma estratégia pedagógica eficaz, por contribuir para o processo de ensino e aprendizagem, fortalece a troca de experiências entre professores e discentes, e oportuna um debate interdisciplinar sobre as questões ambientais. |
Descripción : | SILVA, Amarildo Pereira da. Formação de professores e sustentabilidade: a experimentação com materiais de baixo custo para o ensino de ciências no município de Ibaretama-Ceará. 2024. 128f. Dissertação - Curso Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6192 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMARILDO PEREIRA DA SILVA.pdf | 2024_diss_amarsilva.pdf | 3,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.