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Título : Literatura negro-brasileira e relações étnico-raciais: possibilidades didático-pedagógicas em “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo
Autor : Lopes, Bruna Ataíde de Lima
Palabras clave : Literatura negro-brasileira
Relações étnico-raciais
Pretagogia
Ensino
Racismo
Fecha de publicación : 31-ene-2023
Citación : LOPES, B. A. L. (2023)
Resumen : O presente estudo versa sobre as possibilidades didático-pedagógicas propiciadas pela literatura negro-brasileira à educação das relações étnico-raciais, considerando a instituição da lei federal no 10.639/03, que determina o ensino de História e Cultura Africana, Afro-brasileira na educação básica. Passados vinte anos, ainda se percebe a necessidade do efetivo cumprimento da citada legislação, então frente a esse contexto, propõe-se realizar uma pesquisa, em uma instituição escolar de Juazeiro do Norte (CE), estudo de abordagem qualitativa, fazendo uso de literatura negra como artefato de mediação, objetivando contribuir para a afirmativa da identidade e cultura negras, bem como para diminuição de casos de racismo. Como principal corpus foi eleita a obra Olhos d’água, de Conceição Evaristo, por acreditar que os textos nela presentes têm por preceito problematizar o lugar ocupado pelo/a negro/a na sociedade e seu percurso de resistência e luta. Para isto, parte-se dos seguintes questionamentos: Como o uso da obra Olhos d’água, pelo/a professor/a pode ampliar as possibilidades de práticas de ensino que favorecem a educação para as relações étnico-raciais? Como os/as professores/professoras, negros/as e não negros/as, participam e interagem quando o assunto é o racismo e cultura negra? Para tanto, foi realizada uma diagnose, por meio de questionários a fim de compreender seus pensamentos acerca do ser negro/a, do personagem e autor/a negros/as. Em seguida, foi proposta uma afrovivência, com participação de professores/as de Língua Portuguesa. Para realizar essa investigação, foram utilizadas como interlocuções teóricas privilegiadas a Pretagogia (SILVA, Geranilde, 2013), referencial teórico-metodológico de base africana e afro-brasileira, que permitirá o diálogo com a concepção de currículo como elemento não neutro (SACRISTÁN, José G., 2000), os estudos de Cuti (2010) sobre literatura negro-brasileira, os de Mirian C. dos Santos (2018) sobre intelectuais negras na prosa contemporânea brasileira e com o conceito de educação antirracista de Eliane Cavalleiro (2001). Como resultados, destacam-se os indícios de que ainda se mantém, em alguns casos, a ideia de democracia racial no Brasil e a memória do ser negro como uma figura inferiorizada, subalternizada, porém a literatura negro-brasileira se mostrou como artefato interventivo para releitura desses processos históricos. Nesse contexto, a obra Olhos d’água (2016), de Conceição Evaristo, constitui um repertório literário potente para a educação das relações étnico-raciais, conclusão ratificada tanto pelas educadoras que participaram dessa investigação como pelo produto educacional resultante deste trabalho: sequências didáticas. Ademais, certificou-se a relevância da inclusão da literatura negro-brasileira na formação inicial de docentes, como também na formação continuada, já que esse processo fortalece a efetivação da Lei n°. 10.639/2003 por meio do currículo.
Descripción : LOPES, Bruna Ataíde de Lima. Literatura negro-brasileira e relações étnico-raciais: possibilidades didático-pedagógicas em “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo. 2023. f111. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2023.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6195
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

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