Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6258
Title: Desafio, tensões e conflitos no processo de territorialização dos estudantes africanos nos municípios de Acarape e Redenção/CE
Authors: Samuel, Sabino Chimuco
Issue Date: 27-Aug-2019
Citation: SAMUEL, S. C. (2019)
Abstract: A criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- brasileira (UNILAB), no município de Redenção, Ceará, fez com que houvesse um intenso fluxo de pessoas, dentre estes estão jovens brasileiros de vários distritos e municípios ao redor, especialmente do Maciço de Baturité, região do sertão central do estado e, também, os estudantes Africanos, provenientes dos países que compõem o PALOP (Países africanos de língua oficial portuguesa). O enfoque deste trabalho está na necessidade de compreender como se dá a ocupação de espaços públicos, particularmente tomando os alunos africanos como ponto de partida, os quais ao chegar no Brasil buscam acolhimento e uma nova territorialização. Com este trabalho, tenciono compreender as seguintes questões: de que maneira os estudantes africanos encaram o acesso/ocupação nestes lugares/espaços?; de que modo o acesso e ocupação destes espaços afeta no relacionamento com os munícipes? Quais conflitos, dificuldades e desafios que os estudantes enfrentam nestes lugares/espaços? Como se dá a reterritorializacão destes estudantes? Quanto aos possíveis espaços para problematizar estas questões referencio: o espaço da Universidade, praça do obelisco em Redenção, praça da matriz em Redencão, Complexo Abolição (Redenção), hospitais e supermercados (Acarape e Redenção), ou seja, pretendo fazer um levantamento adensado dos diferentes territórios que se interrelacionam com a UNILAB. Para compreensão destes factos, farei uma revisão bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas e observações de caráter participante entre os estudantes africanos que aportam nos municípios de Acarape e Redenção.
Description: SAMUEL, Sabino Chimuco. Desafio, tensões e conflitos no processo de territorialização dos estudantes africanos nos municípios de Acarape e Redenção/CE. 2019. 29f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6258
Appears in Collections:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SABINO CHIMUCO SAMUEL.pdf2019_proj_sabsamuel.pdf384,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.