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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6277
Título : | Política pública e desenvolvimento: uma análise da política de educação básica em Angola |
Autor : | João, Isménia Rosária |
Palabras clave : | Desenvolvimento Educação básica Políticas Públicas Qualidade na educação Angola |
Fecha de publicación : | 26-jul-2017 |
Citación : | JOÃO, I. R. (2017) |
Resumen : | A educação deve ser vista não apenas como um meio para o desenvolvimento humano, mas também como um instrumento que, em conjunto com outros, favorece as transformações sociais. Por essa razão, as políticas de educação, a depender da forma como são implementadas, podem potencializar o desenvolvimento de um país. O presente trabalho se propõe a uma reflexão e análise do sistema educacional angolano, observando três momentos, que são: antes da colonização, durante e pós-dependência. Seu objetivo foi analisar se os programas e políticas públicas de educação do currículo básico foram concebidos e implementados como instrumentos para o desenvolvimento do país. Parte da lógica de que desenvolvimento não deve ser medido apenas a partir da dimensão econômica, mas deve ser tido como um fenômeno multidimensional, que inclui entre seus determinantes a educação. Para alcançar esse objetivo, utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa, que se valeu de dois métodos de pesquisa, quais sejam, a bibliográfica e documental. Os resultados da análise documental apontam que embora o Estado angolano, tenha sido capaz de formular as diretrizes políticas educacionais que respondem às necessidades do país, foi pouco capaz de implementar o que foi traçado. O trabalho termina apontando a necessidade de o Estado priorizar mais o setor educacional, pois a educação é um mecanismo fundamental para obter desenvolvimento e liberdade. |
Descripción : | JOÃO, Isménia Rosária. Política pública e desenvolvimento: Uma análise da política de educação básica em Angola. 2017. 77f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2017. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6277 |
Aparece en las colecciones: | Monografias - Administração Pública Presencial |
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