Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6302
Título: Distritos de medição e controle como ferramenta de gestão de perdas em redes de distribuição de água no SAA do distrito de Flores-CE
Autor(es): Matoso, Gabrielli Gonçalves
Palavras-chave: Abastecimento
Distribuição
Perdas
Data do documento: 4-Ago-2018
Citação: MATOSO, G. G. (2018)
Resumo: Atualmente, o principal desafio para as companhias de saneamento das áreas urbanas do Brasil é a garantia do abastecimento e fornecimento de água tratada para a população. As empresas estaduais de saneamento enfrentam sérias dificuldades para investir em expansão e melhorias em seus Sistemas de Abastecimento de Água. Nesta situação, convive-se com perdas que ocorrem durante os vários processos que compõem a produção, a reserva, a distribuição e a comercialização da água. O sistema de distribuição de água de Flores foi escolhido por ser setorizado, ter tempo de operação reduzido e ser operacionalmente estável, o que garante confiabilidade nos dados abordados. A água do sistema de abastecimento do distrito de Flores é de origem subterrânea, composta por dois poços tubulares, localizados na ETA , com vazão de até 20 m3/h. Neste contexto, este trabalho objetivou obter o índice de perdas de água tratada e água faturada no distrito de Flores, CE, onde se objetivou utilizar dados dos volumes de água potável, produzidos e consumidos, obtidos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), correspondentes ao período de dezembro de 2017 a fevereiro de 2018, obtendo-se resultados satisfatórios na implantação do Distrito de Medição e Controle no SAAna localidade.
Descrição: MATOSO, Gabrielli Gonçalves. Distritos de medição e controle como ferramenta de gestão de perdas em redes de distribuição de água no SAA do distrito de Flores-CE. 2018, 23f. Monografia - Curso de Gestão De Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6302
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELLI GONÇALVES MATOSO.PDF2018_mono_gmatoso.pdf436,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.