Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6318
Título : Diversidade cultural afro-brasileira e africana no ensino de história à luz da Lei 10639/2003: Experiências e estratégias didático-pedagógicas em uma escola estadual de educação profissional no município de Paraipaba-Ceará
Autor : Sousa, Antônia Natália Lessa de
Palabras clave : Diversidade
Cultura afro-brasileira
Ensino de História
Lei 10.639/2003
Fecha de publicación : 15-feb-2022
Citación : SOUSA, A. N. L. (2022)
Resumen : O ensino sobre a Diversidade Cultural Afro-brasileira e Africana, no ensino de história, tem sido desafiador no chão da escola. A falta de preparo pelos docentes e a resistência às mais diversas formas de vivência do povo negro têm causado estranhamento naqueles que conduzem o processo de ensino-aprendizagem. A questão está no antagonismo das universidades públicas e privadas do país que lidam com a abordagem do tema de forma vaga, deixando uma lacuna no processo de ensino e aprendizagem, que respinga diretamente no chão da escola. O grande desafio das escolas públicas é na preparação docente e como esses conteúdos estão sendo abordados nas instituições de ensino. Existe uma demanda específica para ser atendida, porém são encontradas muitas resistências nas discussões dos temas. Neste sentido, a abordagem qualitativa se faz necessária, pois busca proporcionar vez e vozes subjetivas aos protagonistas participantes das ações, bem como leva em consideração todo o processo do estudo e as questões sócio-históricas dos envolvidos. Os docentes devem pensar no processo de ensino-aprendizagem como elementos necessários para reforçar e promover junto aos educandos, negros e não negros, instrumentos informativos que contemplem a diversidade da cultura afrodescendente e que eles foram sumamente importantes na nossa construção identitária. Desta forma, o cumprimento e a aplicabilidade da Lei 10.639/03 é algo que deve ser encorajado não só pelos docentes de humanas, mas por toda comunidade escolar, pois quanto mais for discutido, lembrado e desmistificado o tema sobre o legado, contribuições do povo negro, menos racismo, preconceito e discriminação existirão.
Descripción : SOUSA, Antônia Natália Lessa de. Diversidade cultural afro-brasileira e africana no ensino de história à luz da Lei 10639/2003: Experiências e estratégias didático-pedagógicas em uma escola estadual de educação profissional no município de Paraipaba-Ceará. 2022, 18f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6318
Aparece en las colecciones: Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANTONIA NATÁLIA LESSA DE SOUSA.pdf2022_art_asousa.pdf787,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.