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Título : A Memória Afetiva de Estudantes LGBTQIA+ no Ensino Fundamental II e o Espaço Escolar: O Caso de uma Escola de Tempo Integral em Maracanaú – CE.
Autor : Freitas, Edjango Lima
Palabras clave : Afetividade
LGBTQIA+
Gênero
Geografia
Sexualidade
Fecha de publicación : 22-feb-2022
Citación : FREITAS, E. L. (2022)
Resumen : Este trabalho propõe a leitura do espaço escolar como arena para (re)construção das relações afetivas de estudantes LGBTQIA+, dando ênfase as práticas espaciais em articulação ao protagonismo desenvolvido pelos mesmos, afim de superarem as hostilidades cotidianas. Pois acreditamos na não exclusão imposta pelos padrões socioculturais heteronormativos e hegemônicos que vêm pressionando nas últimas décadas um apagamento por parte de políticas educacionais que se posicionem claramente sobre a inclusão e diversidade no âmbito das discussões de gênero e sexualidade. Elegemos o conceito de Território como direcionamento para o estudo, visto que as práticas espaciais se tornam experiências “marginais” implicando na transposição de fronteiras, geração de conflitos e na construção de territorialidades a partir de relações de poder. A fundamentação teórica gravita em torno dos conceitos de Território, Afetividade, Gênero e Sexualidade e da concepção de Geografia Maldita, tendo como referências: SILVA, ORNAT & CHIMIN JÚNIOR (2013); THIOLLENT (1986); ABRAMOVAY (2015), FERRAÇO (2007), FOUCAULT (2006) e FREITAS (2021), que faz a discussão sobre o espaço escolar estudado. A metodologia baseia-se na pesquisa-ação, presente no cotidiano de muitos professores, e se desdobra em um conjunto de práticas educativas a partir de uma realidade vivida. O resultado surge a partir da análise da oficina geográfica, apresentados por atividades, questionário, entrevistas e depoimentos. Acreditamos que este trabalho contribua para o processo de luta por uma educação inclusiva que preze pelo respeito à diversidade no ambiente escolar e o fortalecimento das territorialidades de educandos LGBTQIA+.
Descripción : FREITAS, Edjango Lima. A Memória Afetiva de Estudantes LGBTQIA+ no Ensino Fundamental II e o Espaço Escolar: O Caso de uma Escola de Tempo Integral em Maracanaú – CE. 2022, 27f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6325
Aparece en las colecciones: Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

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