Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6371
Title: | O processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica no formato remoto em escolas na cidade de Aracati |
Authors: | Araújo, Alécio Oliveira |
Keywords: | Tabela Periódica Ensino Remoto Química |
Issue Date: | 11-Dec-2021 |
Citation: | ARAÚJO, A. O. (2021) |
Abstract: | A Tabela Periódica é um dos instrumentos mais importantes, que contém informações necessárias ao ensino da Química nas séries de 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio. Para isso é necessário preparar o aluno a obter um bom conhecimento e compreender de forma significativa esta ferramenta, visto que os alunos, das séries finais do ensino fundamental, são os primeiros a ter o contato com essa disciplina e consequentemente com o conteúdo da Tabela Periódica. É importante que nesses primeiros contatos as atividades sejam diferenciadas para desmistificar a ideia de que a disciplina é difícil, cheia de fórmulas e que precisa aprender apenas de forma teórica. Tal fato está associado a maneira de como a matéria é apresentada em sala de aula aos alunos e cabe ao professor modificar suas metodologias, caso estas não estejam contribuindo para o conhecimento do aluno. Uma das maneiras de abordar o tema proposto e intensificar a importância da Química na nossa vida e através de atividades práticas associadas ao conhecimento teórico. O uso da internet e seus recursos didáticos contribuem com essa nova forma metodológica. Assim, o trabalho objetiva intensificar o uso das ferramentas digitais, dentro do contexto de aulas remotas, trabalhando o conteúdo Tabela Periódica, para que o aluno mantenha o contato com a instituição de ensino, desenvolvendo atividades diferenciadas com o uso dos recursos tecnológicos, tornado a aprendizagem mais satisfatória e prazerosa. Os resultados obtidos, foram satisfatórios, de acordo com a realidade das turmas. As atividades desenvolvidas no meet, teve boa participação dos alunos, os vídeos postados no grupo de whatsapp contribuíram para auxiliar na construção do conhecimento sobre a temática e na elaboração dos materiais propostos. O desenvolvimento da atividade no Kahoot, proporcionou maior interação dos alunos. É importante observar o quanto as ferramentas tecnológicas foram essenciais nesse período de pandemia, auxiliando na interação entre aluno e professor, permitindo a abordagem de conteúdos como a Tabela Periódica, criando novas práticas educativas e dando continuidade ao processo de ensino e aprendizagem. |
Description: | ARAÚJO, Alécio Oliveira. O processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica no formato remoto em escolas na cidade de Aracati. 2021, 39f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6371 |
Appears in Collections: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALÉCIO OLIVEIRA ARAÚJO .PDF | 2021_mono_aaraíjo.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.