Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6375
Título : | A alimentação dos estudantes do 9º ano de uma escola pública do Maciço de Baturité-CE, em tempos de pandemia de SARS-CoV-2 |
Autor : | Ferreira, Antônia Luzirene |
Palabras clave : | Alimentação Saudável Ensino de Ciências Intervenção Pedagógica |
Fecha de publicación : | 11-dic-2021 |
Citación : | FERREIRA, A. L. (2021) |
Resumen : | Os hábitos alimentares, além das preferências de alimentos refletem as características culturais de cada indivíduo, associado ao seu estilo de vida. A escola que é um espaço privilegiado para a implementação de hábitos saudáveis, oferece através da merenda escolar uma das principais refeições de muitos estudantes, que integram a rede pública de Educação Básica de Ensino. A interrupção das aulas presenciais em decorrência da pandemia de SARS- CoV-2 deixou a dieta alimentar dos estudantes comprometida, revelando a existência de uma ameaça concreta a sua segurança alimentar, tornando-se necessário aproximar o tema educação alimentar ao ensino de Ciências. Diante do exposto, justifica-se a realização deste trabalho que tem como temática a alimentação dos estudantes em tempos de pandemia de SARS-CoV-2. Assim, esse trabalho teve como objetivo sensibilizar os estudantes do 9o ano na EEFM Coronel Estevão Alves da Rocha, sobre a importância de uma prática alimentar saudável durante a pandemia de SARS-CoV-2. A metodologia se deu através da pesquisa do tipo descritiva e exploratória com estudo bibliográfico para a fundamentação teórica do tema abordado sobre hábitos alimentares. Assim, foi efetuado um diagnóstico através de um questionário semiestruturado para 66 alunos de duas turmas de 9o ano A e B do turno da manhã dos hábitos alimentares dos estudantes que resultou numa intervenção pedagógica com atividades interativas, como o desenvolvimento de um jogo educativo. Dessa forma a intervenção pedagógica trouxe uma reflexão sobre o processo de alimentação dos estudantes, proporcionando um maior conhecimento nessa temática. O jogo didático, permitiu uma maior interação dos estudantes com o tema abordado, pois de maneira lúdica demostraram o que aprenderam, confirmando o seu caráter educativo. Nota-se a necessidade do desenvolvimento de ações efetivas voltadas à educação alimentar dos adolescentes no componente curricular de Ciências de modo interdisciplinar destacando a temática alimentação saudável, possibilitando estudos posteriores. |
Descripción : | FERREIRA, Antônia Luzirene. A alimentação dos estudantes do 9º ano de uma escola pública do Maciço de Baturité-CE, em tempos de pandemia de SARS-CoV-2. 2021, 40f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6375 |
Aparece en las colecciones: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTÔNIA LUZIRENE FERREIRA.pdf | 2021_mono_aferreira.pdf | 910,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.