Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6379
Título : Aula experimental: uma experiência em uma escola de ensino fundamental do município de Barreira-CE
Autor : Silva, Cecilia Maria Lima
Palabras clave : As Ciências Naturais muitas vezes é compreendida como disciplina totalmente abstrata e distante da realidade. Desse modo, a falta de uma educação contextualizada nas aulas de Ciências e nas escolas favorecem essa abstração. Um dos maiores desafios para os docentes é mostrar para os discentes a relação da mesma com o cotidiano. Neste viés, o presente trabalho tem como objetivo verificar as contribuições das Aulas Experimentais para o ensino de Ciências e para formação de professores, dos anos finais do ensino fundamental de uma escola do município de Barreira-Ceará. O percurso metodológico deste trabalho foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, de modo que a proximidade com a realidade aconteceu pela aplicação de uma prática experimental para os professores de ciências e aplicação de questionários aos mesmos. Dentre os resultados da pesquisa, constatamos uma grande problemática no que se refere à falta de formação adequada e especializada dos professores, para atuarem com Aulas Experimentais. Essa lacuna na formação dos professores, contribuem para que essa aulas práticas sejam pouco utilizadas dentro de sala de aula, acarretando assim o não favorecimento de um ensino por investigação, nem no desenvolvimento de aulas experimentais no currículo escolar e dentro de sala de aula, prejudicando o processo de aquisição e de assimilação de novos conhecimentos que aprimorem o processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Por fim, averiguamos que o Ensino Experimental é uma estratégia de ensino viável e eficiente para ser desenvolvida por professores nas aulas de Ciências. No entanto, é necessário que se tenha mais incentivos e investimentos para construção de laboratórios de ciências, para o desenvolvimento de Aulas Experimentais e aprimoramento do ensino por investigação
Aulas Experimentais
Professor
Formação de professores
Fecha de publicación : 17-dic-2021
Citación : SILVA, C. M. L. (2021)
Resumen : As Ciências Naturais muitas vezes é compreendida como disciplina totalmente abstrata e distante da realidade. Desse modo, a falta de uma educação contextualizada nas aulas de Ciências e nas escolas favorecem essa abstração. Um dos maiores desafios para os docentes é mostrar para os discentes a relação da mesma com o cotidiano. Neste viés, o presente trabalho tem como objetivo verificar as contribuições das Aulas Experimentais para o ensino de Ciências e para formação de professores, dos anos finais do ensino fundamental de uma escola do município de Barreira-Ceará. O percurso metodológico deste trabalho foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, de modo que a proximidade com a realidade aconteceu pela aplicação de uma prática experimental para os professores de ciências e aplicação de questionários aos mesmos. Dentre os resultados da pesquisa, constatamos uma grande problemática no que se refere à falta de formação adequada e especializada dos professores, para atuarem com Aulas Experimentais. Essa lacuna na formação dos professores, contribuem para que essa aulas práticas sejam pouco utilizadas dentro de sala de aula, acarretando assim o não favorecimento de um ensino por investigação, nem no desenvolvimento de aulas experimentais no currículo escolar e dentro de sala de aula, prejudicando o processo de aquisição e de assimilação de novos conhecimentos que aprimorem o processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Por fim, averiguamos que o Ensino Experimental é uma estratégia de ensino viável e eficiente para ser desenvolvida por professores nas aulas de Ciências. No entanto, é necessário que se tenha mais incentivos e investimentos para construção de laboratórios de ciências, para o desenvolvimento de Aulas Experimentais e aprimoramento do ensino por investigação.
Descripción : SILVA, Cecilia Maria Lima. Aula experimental: uma experiência em uma escola de ensino fundamental do município de Barreira-CE. 2021, 43f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6379
Aparece en las colecciones: Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CECILIA MARIA LIMA SILVA.pdf2021_mono_csilva.pdf756,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.