Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6381
Título: | O processo de ensino e aprendizagem da astronomia através de uma sequência didática |
Autor(es): | Barbosa, Cláudia Soares Feitosa |
Palavras-chave: | Astronomia Ensino Aprendizagem Sequência Didática |
Data do documento: | 10-Dez-2021 |
Citação: | BARBOSA, C. S. F. (2021) |
Resumo: | A Ciência e a Tecnologia estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, todavia compreender e estudar os fenômenos naturais, especialmente os físicos, são desafios cada vez maiores para a rede de educação básica, haja vista que, as Ciências Naturais são consideradas as disciplinas mais difíceis pelos estudantes.Tendo isso em vista, o presente trabalho traz em seu desenvolvimento um relato da importância do uso da sequência didática como recurso pedagógico para uma aprendizagem significativa dos estudantes da disciplina de Ciências, especificamente para o conteúdo de Astronomia, focalizando a qualidade do ensino, de modo que assim possa-se contribuir com a educação. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996, a Astronomia está presente essencialmente na disciplina de Ciências, que a ser inserida como eixo temático “Terra e Universo” encontrado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN 's) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) . Vale frisar que, o ensino de Astronomia no tocante a parte de Física, há muitos anos é visto com aversão pelos educandos, pelo grau de dificuldade que os mesmos têm encontrado em compreender seus conceitos, em conectar informações já conhecidas, ou mesmo, por não possuírem informações suficientes para alcançar uma aprendizagem significativa. Nossa pesquisa se fundamenta na Teoria sociocultural de aprendizagem do psicólogo Lev Vygotsky e a pedagogia de Paulo Freire, um dos mais influentes e conceituado pensador educador brasileiro.O conteúdo escolhido para ser trabalhado, foram sobre astronomia, universo,sistema solar, galáxias, Bing Bang, Planetas, satélites por acreditarmos ser um tópico tratado com pouca relevância principalmente no nível de ensino fundamental e médio. A intervenção pedagógica de aplicação da sequência foi realizada em seis encontros virtuais entre os meses de agosto e setembro de 2021 em uma turma do 1o ano do ensino médio em uma escola da rede pública de ensino do município de Alto Santo, Ceará.Com está sequência didática apresentada neste trabalho foi possível detectar uma melhor reflexão sobre os conceitos abordados no ensino de Ciências (Física) e da prática docente em sala de aula. |
Descrição: | BARBOSA, BARBOSA. O processo de ensino e aprendizagem da astronomia através de uma sequência didática. 2021, 62f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6381 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CLÁUDIA SOARES FEITOSA BARBOSA.pdf | 2021_mono_cbarbosa.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.