Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6396
Título : Sequência didática: A utilização de histórias em quadrinho como ferramenta lúdica para o ensino do sistema solar
Autor : Fontenele, Gilson Araújo
Palabras clave : Sequência Didática
Sequência Didática
Sistema Solar
Fecha de publicación : 7-dic-2021
Citación : FONTENELE, G. A. (2021)
Resumen : Sequência Didática (SD) trata-se de um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo geral apresentar uma SD abordando a temática do Sistema Solar em sala de aula. O público-alvo são alunos da 6a série do Ensino Fundamental dos anos finais. A SD é aplicada com o auxílio de instrumentos mais atrativos e lúdicos do que uma aula expositiva tradicional, com o intuito de reforçar o processo de aprendizagem dos alunos e despertar o interesse pela temática através de leituras, pesquisas investigativas, produção de materiais didáticos, debates etc. No presente trabalho se utilizou, na construção da SD, a leitura e a produção de uma História em Quadrinho – HQ. A proposta de SD aqui apresentada pretende promover reflexões sobre a formação de professores de Ciências do Ensino Fundamental – Anos Finais, gerando conhecimentos e metodologias ativas para processos de aprendizagem mais significativos. Considera-se também que utilizar as tecnologias digitais como forma de auxiliar o professor em sua prática docente traz benefícios, especialmente em um período de pandemia.
Descripción : FONTENELE, Gilson Araújo. Sequência didática: A utilização de histórias em quadrinho como ferramenta lúdica para o ensino do sistema solar. 2021, 14f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6396
Aparece en las colecciones: Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GILSON ARAÚJO FONTENELE .pdf2021_art_gfontenele.pdf698,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.