Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6419
Title: Mapas mentais como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências
Authors: Rocha, Maria Valciane Brito Pereira
Keywords: Mapas Mentais
Ferramenta Pedagógica
Alunos
Issue Date: 8-Jan-2022
Citation: ROCHA, M. V. B. P. (2022)
Abstract: O presente trabalho ressalta a utilização de mapas mentais como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências e objetiva aplicar metodologia de ensino que possibilite uma abordagem dinâmica e lúdica no ensino de Ciências, através dos mapas mentais. Participaram dessa experiência 15 alunos do 9o ano do Ensino Fundamental da Escola Norberto Botelho na construção dos Mapas Mentais sobre o conteúdo Ligações Químicas. Nas aulas presenciais os mapas foram construídos utilizando um texto de apoio, papel e canetas coloridas. Com o intuito de verificar se a utilização de mapas mentais auxilia na estrutura cognitiva dos alunos, desenvolvendo uma melhor compreensão sobre o conteúdo, para a construção do conhecimento e a consolidação de uma prática educacional mais produtiva. Que o mapa mental possa ser utilizado como um recurso didático e pedagógico, que possa ter eficácia em sua utilização para uma melhor compreensão do conteúdo abordado na sala de aula.
Description: ROCHA, Maria Valciane Brito Pereira. Mapas mentais como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências. 2022, 08f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6419
Appears in Collections:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA VALCIANE BRITO PEREIRA ROCHA .PDF2022_art_mrocha.pdf244,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.