Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6433
Title: | Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para a reflexão de iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais na cidade de acarape-CE. |
Authors: | Silva, Veridiana Torres da |
Keywords: | Ensino de Ciências Investigação Meio Ambiente |
Issue Date: | 17-Dec-2021 |
Citation: | SILVA, V. T. (2021) |
Abstract: | Este projeto tem como objetivo principal refletir, a partir de uma experiência investigativo- formativa realizada no contexto de Acarape-Ceará-Brasil, sobre o potencial pedagógico do Ensino de Ciências por investigação. Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa com 21 alunos da turma do 9° ano da escola municipal Anacleto Carlos Cavalcante no Distrito de Cantagalo-Acarape-Ce. Para uma melhor compreensão, faz-se necessário refletirmos sobre o entendimento que temos sobre o meio ambiente em que vivemos. O material didático utilizado em sala de aula remota dentre eles, o livro didático, os slides elaborados para a apresentação da temática, imagens, artigos científicos, a plataforma Google Meet, foram os recursos utilizados no tempo da pesquisa. Para o desenvolvimento da pesquisa ação, foi proposta uma atividade investigativa na própria comunidade onde se situam os alunos. Outras fontes de informação e outras linguagens científicas foram apresentados como guia de estudos. Foi necessário o contato com leituras de artigos científicos publicados relacionados à temática. Após uma pesquisa aprofundada, os estudantes ampliaram a sua aprendizagem e reformularam questões norteadoras para entender os problemas ambientais existentes na sua cidade. Posteriormente, indo a campo, os alunos abordaram sugerindo, quais iniciativas e ações sustentáveis para a comunidade, no intuito de amenizar a situação ambiental da atual conjuntura da cidade a qual pertencem. Percebeu-se que o aluno desenvolveu uma postura reflexiva e crítica e mais ainda, ativamente participativa na defesa e conservação da biota, demonstrando com suas ações a responsabilidade social com o meio ambiente em que vivem. |
Description: | SILVA, Veridiana Torres da. Ensino de ciências por investigação: uma estratégia pedagógica para a reflexão de iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais na cidade de acarape-CE. 2021, 17f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6433 |
Appears in Collections: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Veridiana Torres da Silva.pdf | 2021_art_vsilva.pdf | 204,01 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.