Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6436
Title: O uso de maquetes para o ensino-aprendizagem do sistema respiratório em uma turma do 5º ano do ensino fundamental.
Authors: Sousa, José Everlan Abreu de
Keywords: Sistema respiratório
Protótipos educacionais
Ensino de ciências
Issue Date: 7-Jan-2022
Citation: SOUSA, J. E. A. (2022)
Abstract: Esse presente artigo tem como objetivo analisar a importância do uso de protótipos nas práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Para a construção da pesquisa foram realizadas duas oficinas práticas sobre o sistema respiratório e a construção de um modelo tridimensional com a finalidade de obter os resultados a fim de alcançar os objetivos pretendidos na pesquisa. Como forma de alcançar os objetivos traçados, utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação, o que ocasionou análises práticas e interação entre pesquisador e os estudantes. Nesse aspecto, o estudo foi realizado na EEF Domingos Sávio, no município de Baturité-CE, com o quantitativo de 27 alunos do 5o ano do ensino fundamental. Como conclusão, estima-se que o uso de protótipos educacionais como um instrumento pedagógico pode auxiliar no ensino- aprendizagem do sistema respiratório nas aulas de ciências, o que redimensiona as práticas e as metodologias de ensino de ciências.
Description: SOUSA, José Everlan Abreu de. O uso de maquetes para o ensino-aprendizagem do sistema respiratório em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. 2022, 13f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6436
Appears in Collections:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Everlan Abreu de Sousa.pdf2022_art_jsousa.pdf282,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.