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Título: Atuação dos gestores em relação a vulnerabilidade social dos alunos: estudo de caso na escola E.M.E.F Azarias Fernandes
Autor(es): Nascimento, Maria Noima do
Palavras-chave: Educação
vulnerabilidade
políticas públicas
Data do documento: 12-Jun-2021
Citação: NASCIMENTO, M. N. (2021)
Resumo: Dentre as inúmeras dificuldades encontradas na área da educação, a vulnerabilidade social dos alunos mostra-se um que dificulta o atingimento das metas de alfabetização, inclusão social e empregabilidade. Em busca de solu- ções para a problemática, a pesquisa focou na atuação dos profissionais que atuam na Administração Escolar, muitas vezes esquecidos, considerando que não atuam diretamente na parte pedagógica, mas que conhecem de perto a realidade dos alunos. Em termos teóricos a pesquisa fundamentou-se em autores que discutem a educação e a gestão escolar, destacando-se Campos (1979), Fonseca (1995) e na Administração Escolar Formiga (2002) e Vasconcelos (1995). No que se refere à metodologia, o estudo é caracterizado quanto aos procedimentos por ser uma pesquisa de campo e estudo de caso, em que os resultados foram obtidos através da realização de uma entre- vista com as coordenadoras da instituição, sendo possível constatar a existência de boas práticas de administração escolar por parte dos gestores da escola, tais como o acompanhamento dessas crianças e a realização de atividades de conscientização voltados aos valores, direitos e deveres de cada cidadão dentro de uma legislação democrática. Com a pesquisa notou-se, que existem muitas crianças em situação de vulnerabilidade social, essas dificuldades que se iniciam com a locomoção até a escola, encontram-se em lares instáveis e não tem um suporte familiar para um bom desenvolvimento educacional. Essas crianças, que são oriundas de comunidades vulneráveis, apresentam uma dificuldade bem maior em relação as outras crianças, dificuldades estas já apresentadas em sala de aula, as quais aumentaram com a implementação do ensino remoto devido o atual contexto que vivenciamos.
Descrição: NASCIMENTO, Maria Noima do. Atuação dos gestores em relação a vulnerabilidade social dos alunos: estudo de caso na escola E.M.E.F Azarias Fernandes. 2021. 53f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Educação à Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2021.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6466
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

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