Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6487
Título: | A sala de aula como espaço de debate e reflexão contra o preconceito racial e a valorização da cultura africana |
Autor(es): | Alves, Antônia Elielza dos Santos |
Palavras-chave: | Educação Preconceito Discriminação Racismo |
Data do documento: | 28-Fev-2022 |
Citação: | ALVES, A. E. S. (2022) |
Resumo: | As intervenções pedagógicas deste trabalho partem do pressuposto de que o racismo entra em todas as esferas da nossa sociedade, e, portanto, a luta contra o racismo também deve chegar a esses lugares.Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é desenvolver ações educativas que viabilizem a reflexão e conscientização da importância da valorização da cultura afro-brasileira como redução do racismo, preconceito racial e discriminação. Tendo como objetivos específicos: Contribuir de forma significativa para reduzir o preconceito e a discriminação racial nas escolas e promovendo a convivência e o respeito a diversidade.A metodologia utilizada neste trabalho se dará de duas maneiras, a primeira dar-se-á de forma bibliográfica, ou seja, será utilizada como procedimentos metodológicos, uma abordagem descritiva associada a um estudo bibliográfico. A segunda etapa consiste na realização de um estudo de caso, que teve como lócus de pesquisa a Escola de Ensino Fundamental José Teixeira dos Santos, localizada no município de Caridade-CE.Por fim, após reflexões tecidas neste trabalho,nos mostram que há necessidade de mais intervenções e pesquisas sobre temas raciais, preconceitos e discriminações raciai, entre toda a comunidade escolar para que possamos contribuir para o combate efetivo à discriminação e garantir a construção de uma educação pluralista em todos os níveis de ensino. |
Descrição: | ALVES, Antônia Elielza dos Santos. A sala de aula como espaço de debate e reflexão contra o preconceito racial e a valorização da cultura africana. 2022, 16f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6487 |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIA ELIELZA DOS SANTOS ALVES.pdf | 2022_outros_aalves.pdf | 334,04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.