Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6527
Título : A arte, corpo e espiritualidade e as relações com o currículo interdisciplinar e intercultural na escola indígena Manoel Francisco dos Santos.
Autor : Santos, Elenilson Gomes dos
Palabras clave : Interculturalidade
Currículo
Diferenciado
Educação
Fecha de publicación : 18-feb-2022
Citación : SANTOS, E. G. (2022)
Resumen : Com base em observações realizadas na Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos, como está organizada sua matriz curricular e as disciplinas que a fazem, percebe-se que há uma descontinuidade do ensino da disciplina de Arte, Expressão Corporal, Cultura e Espiritualidade Indígena. A disciplina está presente apenas na educação infantil e ensino fundamental anos iniciais, ficando o ensino fundamental anos finais e Ensino Médio sem acesso a ela, ressalta-se a importância da mesma como garantia de uma educação diferenciada pautada na Interdisciplinaridade e Interculturalidade, garantido assim uma educação específica e diferenciada para o povo Kanindé, além da vivência como professor indígena, busco também analisar como e quais os impactos ocasionados pela supressão da disciplina que ora deixa de estabelecer o contato com as vivências e saberes indígenas do seu povo, para responder aos anseios de construção de um currículo escolar indígena específico, diferenciado autônomo e descolonizador, e tem como objetivo, promover práticas interdisciplinares e interculturais do ensino através da Arte, Expressão Corporal, Cultura e Espiritualidade Indígena no Ensino Fundamental anos finais e Ensino Médio, a metodologia utilizada foi rodas de conversas com alunos e troncos velhos da aldeia e entrevistas com lideranças indígenas.
Descripción : SANTOS, Elenilson Gomes dos. A arte, corpo e espiritualidade e as relações com o currículo interdisciplinar e intercultural na escola indígena Manoel Francisco dos Santos. 2022, 24f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6527
Aparece en las colecciones: Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ELENILSON GOMES DOS SANTOS.pdf2022_outros_esantos.pdf1,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.