Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6536
Título: O ensino interdisciplinar e intercultural da história da matemática por meio de jogos Puzzles: a experiência na escola deputado Fausto Aguiar Arruda em Pacatuba-Ceará
Autor(es): Mota, Gabrielly Ferreira
Palavras-chave: Ensino Básico
Interdisciplinaridade
História da Matemática
Jogos Puzzles
Data do documento: 12-Fev-2022
Citação: MOTA, G. F. (2022)
Resumo: Com o desenvolvimento da Matemática nos últimos anos, aumentaram as dificuldades em ensinar os diversos conteúdos. Em busca de solucioná-las, o ensino da História da Matemática junto ao objeto do conhecimento específico da Matemática aplicado a jogos de raciocínio lógico podem ajudar estimular o processo cognitivo dos alunos e assim proporcionar uma aprendizagem satisfatória por meio da interdisciplinaridade e interculturalidade. Além disso, jogos de puzzle matemático podem incentivar o interesse dos alunos ampliando a compreensão dos conceitos básicos para resolução de problemas do cotidiano. Sendo assim, o projeto de intervenção se deu na escola EEM. Deputado Fausto Aguiar Arruda, localizada no município de Pacatuba, selecionada por apresentar baixo rendimento na disciplina de Matemática. Para oportunizar esse projeto, a turma de 1 ano A foi escolhida para o desenvolvimento dessa prática na busca de solucionar as dificuldades com a disciplina de Matemática. A proposta tem por objetivo estimular os alunos o interesse pela Matemática de forma dinâmica através de jogos de raciocínio lógico. O projeto ocorreu a partir de etapas, utilizando-se de metodologia qualitativa devido à situação de pandemia da Covid 19. Desse modo, a obtenção dos dados aconteceu de forma amostral devido ao ensino híbrido no presente momento da aplicação. Conclui-se que as expectativas relacionadas a disciplina de Matemática, possam ser superadas e desenvolvidas no contexto intercultural e interdisciplinar em exercício entre as disciplinas Geografia, Português, História inseridas no contexto sociocultural. Assim, o projeto de intervenção caminhou em processo de construção do conhecimento junto à escola na perspectiva de recuperar sua importância sociocultural, além de estimular o processo cognitivo dos alunos com jogos de raciocínio lógico.
Descrição: MOTA, Gabrielly Ferreira. O ensino interdisciplinar e intercultural da história da matemática por meio de jogos Puzzles: a experiência na escola deputado Fausto Aguiar Arruda em Pacatuba-Ceará. 2022, 23f. Artigo - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6536
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELLY FERREIRA MOTA .pdf2022_art_gmota.pdf258,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.