Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6540
Título : | Etnomatemática: as pinturas corporais indígena do povo Kanindé como instrumento para o ensino da matemática na escola indígena Kanindé. |
Autor : | Santos, Joselane Lima da Silva |
Palabras clave : | Etnomatemática Educação Indígena Pinturas Kanindé |
Fecha de publicación : | 17-feb-2022 |
Citación : | SANTOS, J. L. S. (2022) |
Resumen : | O presente trabalho apresenta resultados referentes ao projeto de intervenção pedagógica, intitulado Etnomatemática: As Pinturas Corporais Indígena do Povo Kanindé como Instrumento para o Ensino da Matemática na Escola Indígena Kanindé, que tem como obejtivo plicar um método de etnomatemática em uma escola indigena por meio da cultura de pinturas corporais do povo Kanindé, esse trabalho é reflexo do projeto de intervenção desenvolvido na Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos, localizada no município de Aratuba, (Sitio Fernandes). O projeto consistiu em trabalhar conteúdos matemáticos através das pinturas corporais indígenas do povo Kanindé. O desenvolvimento ocorreu na turma de 6o ano do Ensino Fundamental. A unidade temática teve como objetivo levar o aluno a fazer uma reflexão sobre o ensino da matemática de forma contextualizada a partir das pinturas corporais dos Kanindé, além de compreender que os conhecimentos matemáticos também podem ser adquiridos utilizando metodologias diferentes, envolvendo a arte indigena. Portanto esse trabalho se justifica pela contribuição no entendimento do que é Etnomatemática e da sua relação com o processo de ensino aprendizagem da matemática. Esse projeto contribui para aplicação da teoria no cotidiano dos alunos indígenas do povo Kanindé. As etapas metodológicas adotadas foram: encontros virtuais / presenciais entre equipe gestora, pedagógica e discentes, algumas aulas aconteceram de forma virtual e outras de forma presencial. |
Descripción : | SANTOS, Joselane Lima da Silva. Etnomatemática: as pinturas corporais indígena do povo Kanindé como instrumento para o ensino da matemática na escola indígena Kanindé. 2022, 26f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6540 |
Aparece en las colecciones: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOSELANE LIMA DA SILVA SANTOS.pdf | 2022_outros_jsantos.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.