Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6551
Título : Preconceito racial - olhares dos estudantes da escola José Bernardo Uchôa do Município de Canindé – CE
Autor : Silva, Raimundo Jackson Nogueira da
Palabras clave : Racismo
Descolonização
Violência
Fecha de publicación : 28-feb-2022
Citación : SILVA, R. J. N. (2022)
Resumen : O processo de descolonização de ideias e práticas como ação contra o racismo social é tenso e conflitante. A educação talvez seja o espaço onde essa tensão é mais evidente. A escola é um ambiente plural e espaço de disputas, principalmente nas questões sociais e culturais. Apesar de ser um espaço de emancipação, nesse ambiente se encontra algumas violências, dentre elas o racismo. O projeto de intervenção tem por objetivo investigar os olhares da turma de 9° ano em relação ao preconceito racial, na Escola José Bernardo Uchôa, localizada no município de Canindé – CE. O projeto de intervenção encontra-se em andamento, porém, foi possível constatar que os estudantes já presenciaram as práticas de racismo, mas nada fizeram para impedir. Com isso, é necessário concluir o projeto de intervenção pedagógica, para que possam estimular os estudantes sobre as práticas de racismo existente, seus impactos na vida das pessoas e principalmente não silenciar sobre essa violência.
Descripción : SILVA, Raimundo Jackson Nogueira da. Preconceito racial - olhares dos estudantes da escola José Bernardo Uchôa do Município de Canindé – CE. 2022, 23f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6551
Aparece en las colecciones: Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RAIMUNDO JACKSON NOGUEIRA DA SILVA.pdf2022_outros_rsilva.pdf282,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.