Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6552
Título : | O uso interdisciplinar da literatura infantil afro-brasileira no ensino fundamental anos finais |
Autor : | Costa, Rebecca Silveira da |
Palabras clave : | Educação antirracista Literatura infantil afro-brasileira e africana Interdisciplinaridade |
Fecha de publicación : | 18-feb-2022 |
Citación : | COSTA, R. S. (2022) |
Resumen : | Atualmente muito se discute acerca da importância da escola enquanto uma instituição formadora de saberes escolares, mas principalmente sociais e culturais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo investigar importância da literatura infantil afro-brasileira e africana, a partir da concepção da educação antirracista, em uma Escola Pública de Ensino Fundamental de Redenção/CE. Para isso, busca-se refletir acerca da história e cultura dos povos africanos e afro-brasileiros, as desigualdades social e racial que atingem esses povos e importância da literatura como um instrumento que exerce papel social fundamental para a promoção do respeito à diversidade racial. Logo, por meio de duas áreas do conhecimento, a História e a Literatura, este trabalho pretende fazer considerações acerca da concepção de educação antirracista, da implementação da Lei no 10.639/03, do conceito de identidade, do papel da escola na formação identitária dos estudantes negros e da literatura infantil africana e afro-brasileira como instrumento transformador, que pode viabilizar a diminuição de práticas racistas no ambiente escolar. Assim, a execução desse estudo se dá por meio da leitura literária de livros infantis, buscando, em primeiro lugar, que a escola reconheça a ocorrência de práticas racistas na instituição, para que assim seja possível pensar em práticas pedagógicas a fim de desnaturalizar o racismo no ambiente escolar, ressaltando a cultura e a história do negro e promovendo, assim, um espaço igualitário e de respeito à diversidade racial. Como resultado desse trabalho, espera-se que, a partir da produção de conhecimento, de atitudes, posturas e valores que ressaltam a pluralidade étnico-racial, os(as) alunos(as) tenham um novo olhar, de curiosidade, interesse e respeito, acerca da história e da cultura negra, tornando-se capazes de respeitar as diferenças e valorizar as identidades. Além disso, espera-se que a instituição de ensino compreenda a importância de planejar e executar projetos/ações com foco no combate ao racismo no ambiente escolar, sendo esse um objetivo de todos(as) os(as) agentes da escola. |
Descripción : | COSTA, Rebecca Silveira da. O uso interdisciplinar da literatura infantil afro-brasileira no ensino fundamental anos finais. 2022, 37f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6552 |
Aparece en las colecciones: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
REBECCA SILVEIRA DA COSTA.pdf | 2022_outros_rcosta.pdf | 376,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.