Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6556
Título : | A interdisciplinaridade e interculturalidade na adaptação curricular de ensino médio da escola Alfredo Machado |
Autor : | Araújo, Tarcísia Edla Camurça |
Palabras clave : | Adaptação Currículo Interdisciplinaridade Intercultural |
Fecha de publicación : | 10-feb-2022 |
Citación : | ARAÚJO, T. E. C. (2022) |
Resumen : | Este trabalho tem por finalidade apresentar o projeto de intervenção pedagógica que visa a adequação e atualização do currículo da EEM Alfredo Machado, pautado na história e cultura afro-brasileira e indígena, através da publicação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 como um momento histórico decisivo e de fundamental importância para o ensino da diversidade cultural existente no país. Desse modo, mudanças são necessária na educação brasileira, pois o currículo e o livro didático não são suficientes e/ou adaptados às particularidades de cada instituição de acordo com diversidade local. Assim, deve-se valorizar devidamente a história e a cultura de seu povo descendente e oriundo de uma cultura plural, aperfeiçoando perdas, que se repetem no decorrer dos séculos, buscando identidade, direitos e igualdades entre as raças. Durante seis meses foram trabalhadas diversas práticas com temas culturais e interdisciplinar, buscando despertar o protagonismo juvenil, a identidade, pertencimento à comunidade, formação de opinião/argumentação e conscientização da população pelo uso de redes sociais. Por fim, esse ajustamento expande o foco dos currículos escolares para a diversidade racial, cultural, social, gênero e econômica brasileira. |
Descripción : | ARAÚJO, Tarcísia Edla Camurça. A interdisciplinaridade e interculturalidade na adaptação curricular de ensino médio da escola Alfredo Machado. 2022, 36f. Projeto de Pesquisa - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6556 |
Aparece en las colecciones: | Projetos - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TARCISIA EDLA CAMURÇA ARAUJO.pdf | 2022_proj_taraújo.pdf | 2,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.