Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6558
Título : | Relatório de intervenção: a mancala e suas potencialidades para o ensino da matemática numa escola de ensino fundamental II, no município de Acarape – CE |
Autor : | Lima, Wilame da Silva |
Palabras clave : | Educação Ensino de Matemática Mancala |
Fecha de publicación : | 17-ene-2022 |
Citación : | LIMA, W. S. (2022) |
Resumen : | A educação brasileira durante anos esteve alicerçada numa perspectiva tida como verdadeira e absoluta, ou seja, uma educação pautada em valores europeus, no qual as outras formas de pensar e produzir conhecimentos eram negligenciados. Aliada a esse pensamento, a escola, ou melhor, os currículos educacionais serviram como base para esse ensinamento. A partir de movimentos sociais, bem como de marcos normativos, a citar a lei de número 10.639/03 e a 11.645/08, a educação brasileira foi se reformulando de modo a contemplar esses sujeitos historicamente subalternizados e discriminados. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo utilizar a Mancala como uma ferramenta pedagógica no ensino da matemática, bem como promover a valorização da cultura africana e afro-brasileira através deste jogo de tabuleiro milenar. Vale mencionar que a Mancala é um jogo de tabuleiro africano e é derivado da palavra árabe nagaala, que significa "mover". O referido jogo simula os comportamentos de semeadura, germinação, desenvolvimento e colheita de sementes no solo. A metodologia deste trabalho está atrelada ao estudo bibliográfico e estudo de caso, com aplicação de questionário semiaberto contendo 12 questões, destas 07 (sete) subjetivas e 05 (cinco) objetivas, tendo como lócus de pesquisa a Escola de Ensino Fundamental Padre Antônio Crisóstomo do vale, localizada no município de Acarape - CE. Por fim, após reflexões tecidas neste trabalho, aponta-se a relevância e contribuições da Mancala na formação humana, bem como no ensino da matemática. |
Descripción : | LIMA, Wilame da Silva. Relatório de intervenção: a mancala e suas potencialidades para o ensino da matemática numa escola de ensino fundamental II, no município de Acarape – CE. 2022, 43f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6558 |
Aparece en las colecciones: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
WILAME DA SILVA LIMA .pdf | 2022_outros_wlima.pdf | 870,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.