Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6578
Título: Desempenho agronômico da cultura do milho verde sob regimes hídricos e cobertura morta vegetal
Autor(es): Baldé, Bubacar
Palavras-chave: Zea mays L.
Cobertura do solo
Estresse hídrico
Data do documento: 12-Abr-2024
Citação: BALDÉ, B. (2024)
Resumo: Objetivou-se avaliar o desempenho agronômico da cultura do milho verde sob diferentes regimes hídricos em solo com e sem cobertura morta vegetal. O experimento foi conduzido em campo, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção-Ceará- Brasil. O delineamento experimental foi em blocos casualizado, em esquema fatorial 4 x 2, correspondente a quatro regimes hídricos (RH1 = 60% da ETc; RH2 = 80% da ETc; R3 = 100% da ETc e R4 = 120% da evapotranspiração potencial da cultura ETc, com e sem cobertura morta vegetal, com quatro repetições. Foram avaliadas: altura de planta, diâmetro de caule, massa seca da parte aérea, massa da espiga com palha e sem palha, comprimento da espiga sem palha, diâmetro da espiga sem palha, a produtividade e eficiência do uso da água. O regime hídrico correspondente a 120% da evapotranspiração da cultura, associado a cobertura morta vegetal, promove aumento na altura da planta, na massa da espiga, tanto com palha quanto sem palha, e na produtividade do milho verde. O aumento dos regimes hídricos reduziu a eficiência do uso da água, porém com menor intensidade na presença da cobertura morta vegetal. A cobertura morta vegetal aumentou o comprimento da espiga sem palha do milho verde. O uso dos regimes hídrico de 95,43 e 96,71 % da evapotranspiração da cultura, promovem maior massa seca da parte aérea da cultura do milho. Por outro lado, lâmina da evapotranspiração da cultura promoveram maiores valores do comprimento da espiga sem palha do milho verde.
Descrição: BALDÉ, Bubacar. Desempenho agronômico da cultura do milho verde sob regimes hídricos e cobertura morta vegetal. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6578
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bubacar Baldé.pdf2024_art_bubaldé.pdf417,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.