Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6584
Título: Desafios e potencialidades de uma cooperativa de agricultura familiar na produção e comercialização de polpas de frutas
Autor(es): Moreira, Luana da Silva
Palavras-chave: Cooperativa
Processamento de frutas
Agricultura familiar
Data do documento: 20-Mai-2022
Citação: MOREIRA, L. S. (2022)
Resumo: O processamento da polpa de fruta é uma boa opção para contornar a perecibilidade das frutas e manter seu alto valor nutritivo. No Ceará o beneficiamento de frutas é um segmento de mercado que vem crescendo bastante nos últimos anos. Entretanto, é importante apontar que a agricultura familiar não tem grande espaço nesse mercado, quando se fala em números, são as grandes empresas que se sobressaem na indústria alimentícia. Porém a participação dos agricultores familiares nesta atividade se torna possível por meio do cooperativismo. Em Maranguape, região metropolitana de Fortaleza, a Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (Cooperfam Ceará), possui como carro chefe, a produção de polpas de frutas, com foco no comércio institucional. Com a pandemia da COVID-19 e o isolamento social veio à queda brutal na atividade econômica de todas as regiões do Brasil, afetando diretamente a cooperativa e seu desenvolvimento. Tornou-se um desafio atuar neste mercado dentro das condições da Cooperfam. Através do projeto Residência Agrária foi possível conhecer e realizar o contato com os agricultores que compões parte significativa da cooperativa nota-se o quanto a assistência técnica faz falta para o desenvolvimento desses agricultores o apoio da Cooperfam renderia resultados positivos, na tomada de decisões e resoluções de problemas dentro da organização.
Descrição: MOREIRA, Luana da Silva. Desafios e potencialidades de uma cooperativa de agricultura familiar na produção e comercialização de polpas de frutas. 2022, 14f. TCC - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6584
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Sistemas Agrícolas Sustentáveis do Semiárido

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA DA SILVA MOREIRA.pdf2022_art_lmoreira.pdf829,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.