Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6603
Título : O uso das tecnologias digitais e suas influências no ensino fundamental II.
Autor : Silva, Thereza Dávila Uchôa da
Palabras clave : Educação Fundamental II
Escola, Família
Tecnologias digitais
Fecha de publicación : 30-oct-2018
Citación : SILVA, T. D. U. (2018)
Resumen : O presente trabalho apresenta a pesquisa de graduação, para trabalho de conclusão de curso, realizada na UNILAB – Universidade Internacional da Lusofonia Afro – Brasileira do Estado do Ceará. Este trabalho tem por intuito, analisar a influência da tecnologia digital no desenvolvimento da aprendizagem das crianças de 10 a 12 anos de idade e suas implicações nas relações escolares, no âmbito educacional da escola E.M.E.F Maria Augusta Russo dos Santos, no município de Redenção – CE. A pesquisa disserta sobre uma breve contextualização acerca da globalização, o desenvolvimento tecnológico e como o acesso à tecnologia, por seus meios, via internet, vêm interferindo na vida educacional dos alunos da referida escola, além disso, pondera-se o papel do professor frente a tecnologia, a família como mediadores fundamentais da obtenção do consumo eletrônico por seus filhos, bem como o acesso à internet. O objetivo do projeto de pesquisa, é, possibilitar o debate sobre o uso excessivo das mídias digitais no âmbito escolar e acadêmico, diante do atual cenário educacional em que vivemos, as mudanças ocorrentes, perpassando de material pedagógico físico, ao material virtual. Considerando as imbricações tecnológicas, sejam, negativas ou positivas, uma vez, que o uso dos meios eletrônicos ausente de autocontrole, desvia a atenção da criança para sites impróprios, recursos inadequados acessados pelos os mesmos, isto é, como implica no processo do ensino e aprendizagem do aluno, trazendo a perspectiva de um bom manuseio pelas crianças do ensino fundamental, de maneira, que não resulte em consequências negativas para a vida educacional e social, mas, que a aliança escola e família fortaleçam no comprometimento da educação das crianças. A estrutura deste trabalho, contempla a Introdução, Objetivos, Justificativa, Fundamentação Teórica, Subdividida em dois capítulos: Cap. 1 “A infância midiática e a educação”, baseando-se nas ideias dos autores: Bauman (2007), Buckingham (2003), Setzer (2001), trabalhando o contexto das relações tecnológicas na educação. Cap. 1 divide-se em uma instância, nomeada: “A história da Tecnologia: Um breve relato”, fundamentando-se nas ideias de Cunha (2011) e Ianni (2001), retratando as contribuições da globalização no desenvolvimento tecnológico. Cap 2. “Mediação parental do uso da tecnologia pelas crianças”, Smith (2022), Carr (2010), realçando os cuidados que os pais devem ter com os filhos, visto, os perigos presentes no acesso à internet. Cap 2, subdivide-se em, “Multiletramentos na formação das crianças”, Roxane Rojo (2012), enfatizando a múltipla diversidade de aprendizagem, sobretudo com a tecnologia em sala de aula. E por fim, o cronograma com o período das atividades realizadas e as considerações finais, diante do embasamento teórico e da relação com escola e família, as percepções obtidas a partir disto. Para este estudo almeja-se utilizar o método pesquisa-ação disponibilizando ir a campo, conviver com os estudantes em sala de aula, participar dos encontros pedagógicos e de algumas reuniões familiares na escola, assim, analisando as implicações da tecnologia na educação, como os pais e escola articulam-se sobre esta temática e com a utilização do caderno de campo, observar, analisar e coletar dados acerca do cotidiano desses estudantes, observando também como se dão suas relações sociais na escola, para que posteriormente seja possível planejar ações conjuntas com os mesmos (escola, família e alunos) para reverter possíveis negações do uso da tecnologia e apresentar ações que equilibrem o acesso à tecnologia – internet e ensino educacional.
Descripción : SILVA, Thereza Dávila Uchôa da. O uso das tecnologias digitais e suas influências no ensino fundamental II. 2018. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2018.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6603
Aparece en las colecciones: Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
THEREZA DÁVILA UCHOA DA SILVA.pdf2018_proj_therezasilva.pdf562,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.