Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6665
Título : | Descolonizar currículo de matemática uma experiência etnomatemática no Maciço de Baturité |
Autor : | Silva, Thalysse Souza da |
Palabras clave : | Descolonização Currículo Etnomatemática Ensino-aprendizagem |
Fecha de publicación : | 31-ene-2020 |
Citación : | SILVA, T. S. (2020) |
Resumen : | A sociedade atual ainda está pautada no tecnicismo, o currículo escolar matemático é técnico, seguindo um padrão com saberes únicos, universais e para poucos. Nesse sentido é que a etnomatemática se põe como uma quebra desse paradigma. A partir da experiência com a etnomatemática foi possível perceber diferentes formas de trabalhar a Matemática em sala de aula, possibilitando desenvolver metodologias a partir de questões da realidade e vivência social e cultural da escola e de seus (as) alunos (as), de forma a contribuir com a educação básica. Para tanto, buscou-se o que existe de matemática na capoeira, levando para aplicar na educação básica, bem como realizou-se atividades e oficinas nos anos iniciais do ensino fundamental, usando como caminhos metodológicos a pesquisa qualitativa, além de realizar um questionário com estudantes e professora. Assim, o objetivo desse artigo é propor novos olhares para o ensino da Matemática, usando dos conhecimentos da etnomatemática. Os resultados observados foram que a etnomatemática pode contribuir decisivamente para o ensino e aprendizagem da matemática na educação formal, a partir de diversas realidades e grupos culturais, mobilizando o senso crítico, bem como a valorização da diversidade de conhecimentos, podendo ser usada também na formação contínua e básica de professores (as). |
Descripción : | SILVA, Thalysse Souza da. Descolonizar currículo de matemática uma experiência etnomatemática no Maciço de Baturité. 2020. 18f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6665 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thalysse Souza da Silva.pdf | 2020_art_thasilva.pdf | 389,45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.