Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6689
Título : A beleza das “meninas esquecidas”: um estudo das narrativas de SI de jovens alunas do ensino médio da cidade de Guaiúba–CE
Autor : Silva, Yasmin Teobaldo da
Palabras clave : Ethos
Beleza
Gênero
Adolescência
Fecha de publicación : 2-sep-2019
Citación : SILVA, Y. T. (2019)
Resumen : Nas cidades contemporâneas ocidentais, o culto ao corpo ganha novas configurações, sendo intensificado pelas mídias que propagam conteúdos carregados de estereótipos. Os padrões hegemônicos propostos em peças publicitárias, novelas, revistas, dentre outros suportes e gêneros influenciam os cidadãos no ato do consumo. Consideramos como consumidores de padrões midiatizados crianças, jovens, adultos e idosos. Na adolescência, momento de transformações corpóreas significativas para a formação do sujeito, há a necessidade de autoafirmação em seus grupos sociais, o que pode passar pela escolha de padrões hegemônicos de beleza. Em Guaiúba-CE, existem duas escolas de ensino médio, sendo elas Escola Profissionalizante José Ivanilton Nocrato e Escola de Ensino Médio José Tristão Filho. No entanto, na comunidade se propaga uma ideia sobre o perfil que compõe cada instituição (para além da supervalorização da escola profissionalizante), o que denota uma estereotipização sobre os corpos daqueles ambientes, sendo as meninas da escola EEM José Tristão Filho as consideradas “esquecidas”. Deste modo, essa pesquisa tem por objetivo analisar o ethos de jovens estudantes do 1 ano, da EEM José Tristão Filho, com faixa etária entre 14 a 16 anos, a partir de narrativas autobiográficas estimuladas pelo tema “Beleza”. A coleta de dados será realizada por meio de rodas de conversa, que utilizará um roteiro de perguntas para auxiliar na condução do grupo. Os pressupostos teóricos que fundamentam a análise de dados estão organizados em dois blocos, que trazem reflexões sobre o belo bem como sobre o ethos (MAINGUENEAU, 2008a; 2008b; AMOUSSY, 2008).
Descripción : SILVA, Yasmin Teobaldo da. A beleza das “meninas esquecidas”: um estudo das narrativas de SI de jovens alunas do ensino médio da cidade de Guaiúba–CE. 2019. 25f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6689
Aparece en las colecciones: Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Yasmin Teobaldo da Silva.pdf2019_proj_ysilva.pdf545,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.