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Title: O processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa face à variação linguística presente na fala dos alunos do ensino médio na província de Luanda, Angola
Authors: Mateus, Eugénio Tchanjongombe Evaristo
Keywords: Variação linguística
Metodologias de ensino
Processo de ensino- aprendizagem
Língua Portuguesa
Issue Date: 30-Jan-2020
Citation: MATEUS, E. T. E. (2020)
Abstract: Com esse projeto de pesquisa pretendemos apresentar reflexões a respeito da relação entre a variação linguística no português falado em Angola e as metodologias de ensino utilizadas pelos professores no processo de ensino da Língua Portuguesa no que tange o desenvolvimento da capacidade da produção oral e escrita dos alunos do ensino médio da província de Luanda. Procedemos com uma pesquisa bibliográfica que nos forneceu referências para o embasamento das variações linguísticas no português falado pelos alunos da província de Luanda. Pretendemos utilizar como suporte metodológico um levantamento bibliográfico a qual nos possibilitará compreender o processo de escolarização do Português em Luanda frente à variação linguística dos alunos do ensino médio da referida província. Nessa perspectiva, o presente projeto tem como objetivo compreender como se dá o processo de ensino do português em Luanda e identificar as possíveis dificuldades que os alunos enfrentam durante o processo de aprendizagem do português no contexto de sala de aula, levando em conta a variação linguítica. Como embasamento teórico desse projeto, nos pautamos sobre os estudos de Mateus e Cardeira (2007), de Cunha e Cintra (2013), e de Undolo (2016; 2019), sobre a variação linguística no português, dando destaque às suas variedades, com intuito de compreender a situação da realidade linguística do português falado em Angola. Abordamos ainda o processo de escolarização da Língua Portuguesa, identificando o paradoxo entre a língua praticada e a língua que se ensina nas escolas (UNDOLO, 2019). No que concerne à análise das particularidades linguísticas dos falantes de Língua Portuguesa em Luanda, levando em consideração as possíveis interferências das línguas nativas angolanas no processo de constituição do próprio português, nos baseamos nos estudos de Teresa; Sebastião e Bento (2010), de Inverno (2004), e de Undolo (2016; 2019). Portanto, espera-se que com esse trabalho, possamos ampliar discussões concernente a temática em questão e também contribuir em um estudo mais apurado sobre o Português Angolano a fim de que o ensino da Língua Portuguesa possa ser aplicado de forma contextualizado.
Description: MATEUS, Eugénio Tchanjongombe Evaristo. O processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa face à variação linguística presente na fala dos alunos do ensino médio na província de Luanda, Angola. 2020. 31f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6696
Appears in Collections:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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