Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6711
Título : | Narrativas de formação acadêmica de estudantes Guineenses na Unilab |
Autor : | Dala, Abna |
Palabras clave : | Estudantes Guineenses Histórias de Vida Narrativas de Formação Unilab |
Fecha de publicación : | 16-oct-2020 |
Citación : | DALA, A. (2020) |
Resumen : | Os estudantes guineenses constituem a maior comunidade estudantil estrangeira dentro da universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira (UNILAB), com número significante deles vindo das escolas públicas da Guiné-Bissau. Muitos estudantes guineenses concorrem em vestibular a cada edital lançado pela Unilab na busca de vaga que lhes permitem ter uma formação superior no currículo. Diante disso, o presente projeto de pesquisa tem por objetivo geral analisar os elementos que constituem as narrativas de vida dos estudantes guineenses da Administração pública, no que diz respeito às suas formações na Unilab, a luz da análise comparativa proposto por pesquisador francês Daniel Bertaux. Para alcançar este objetivo propomos três objetivos específico que são: a) analisar as reflexões dos estudantes guineenses da Administração pública sobre as suas experiências de formação na Unilab com vistas as perspectivas futuras; b) analisar como os estudantes guineenses da Administração pública refletem narrativamente sobre a experiência da integração na comunidade acadêmica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira; c) comparar as narrativas dos alunos concludentes ou prestes a concluir com as narrativas de alunos egressos, de modo a categorizar discursivamente essas narrativas. Por se tratar de pesquisa qualitativa empregaremos o método hermenêutico- dialético que segundo Minayo (2002), “neste método a fala dos atores sociais é situada no seu contexto para melhor ser compreendida”. Como suporte teórico recorremos às contribuições da Narrativas de vida (BERTAUX, 2010), pesquisa social (MINAYO, 2002), corpo biográfico: corpo falado corpo que fala (MARIE-CHRISTINE JOSSO, 2012), como elaborar projeto de pesquisa (ANTONIO CARLOS GIL, 2002), a história de vida em formação: gênese de uma pesquisa-ação- formação existencial (PINEAU, 2006), história de vida e projeto: a história de vida como projeto e “as histórias de vida a serviço de projeto (JOSSO, 1999), iniciaremos o trabalho com a fase exploratória que, segundo Minayo (2002), é o “tempo dedicado a interrogar-nos preliminarmente a objeto, os pressupostos, as teorias pertinentes, a metodologia apropriada e as questões operacionais para levar a cabo o trabalho de campo”. Utilizaremos a modalidade de entrevista não estruturada, pois “ela permite a livre expressão do entrevistado, enquanto garante a manutenção do seu foco pelo investigador” (GIL 2010, apud SANTOS, 2013). Adotamos como hipótese central: Os estudantes guineenses têm deparado com algumas dificuldades durante a formação na Unilab como: a assimilação dos conteúdos e o relacionamento com docentes e estudantes de outras nacionalidades. Seguidas de três hipótese específicos que são: O percurso dos estudantes guineenses da Administração pública tem sido uma experiência singular de aprendizagem e desafios face a enfrentamentos de conteúdos acadêmicos; a integração dos estudantes guineenses Administração pública na Unilab tem sido uma experiência de vivenciar uma cultura diferente das suas realidades; a narrativas dos estudantes guineenses concludentes ou prestes a concluir e os egressos na Unilab tem sido diferente na medida em que cada um apresenta as perspectivas diferentes em relação ao futuro. Esperamos como resultado a produção de um trabalho que espelha a expectativa de formação numa perspectiva de futuros quadros guineenses. |
Descripción : | DALA, Abna. Narrativas de formação acadêmica de estudantes Guineenses na Unilab. 2020. 22f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6711 |
Aparece en las colecciones: | Outras modalidades de produções científicas e estudo de caso - Bacharelado em Humanidades |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ABNA DALA .pdf | 2020_proj_adala.pdf | 498,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.