Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6771
Título: Uma análise do processo histórico do parto e a participação da mulher no trabalho de parto na contemporaneidade
Autor(es): Santos, Carla Alves dos
Palavras-chave: Violência obstétrica
Cesariana
Autonomic Feminine
Parto Vaginal
Data do documento: 7-Jan-2020
Citação: SANTOS, C. A. (2020)
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar o processo histórico do parto e a participação da mulher na cena do parto na contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa de análise bibliográfica nas bases de dados LILACS, Biblioteca Virtual da Saúde (BSV) e Scielo, bem como publicações do Ministério da Saúde. Essa pesquisa identificou que a maioria das mulheres prefere no início da gestação o parto vaginal, pois consideram a recuperação mais rápida em relação à cesariana. Por outro lado, ao se aproximar da data provável do parto as mulheres mudam de opinião, escolhem a cesariana por temerem sofrer violência no momento do parto, ou seja, é essa via de parto funciona como uma opção de fuga da violência obstétrica sofrida por muitas mulheres nos serviços de saúde. Observou-se no estudo que existem percentual elevado de cesarianas em adolescentes e que essas pertenciam a classe sociais mais baixas. Em relação as gestantes que tiveram parto vaginal, foram submetidas a intervenções excessivas (ocitocina, episio). Cerca de 70% da mulheres desejaram um parto vaginal no início da gravidez, porém poucas foram tiveram apoio, já no serviço privado apenas 15%. Conclusão: Assim, o Ministério da Saúde criou manuais, normas para a organização da assistência prestada pelos profissionais nos serviços de saúde de atenção obstétrica e neonatal. A partir de princípios norteados pela humanização da assistência ao parto, bem como orientar aos serviços e profissionais da saúde acolher a mulher e ao recém-nascido enquanto sujeito de direitos.
Descrição: SANTOS, Carla Alves dos. Uma análise do processo histórico do parto e a participação da mulher no trabalho de parto na contemporaneidade. 2020. 22f. TCC - Curso de Especialização em Saúde da Família, Instituto De Ciências Da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6771
Aparece nas coleções:Artigo - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLA ALVES DOS SANTOS.pdf2020_art_csantos.pdf657,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.