Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6850
Title: A implementação da educação escolar quilombola na comunidade de São Braz (BA)
Authors: Bastos, Carla da Silva
Keywords: Quilombolas - Educação - São Braz (Santo Amaro, BA)
Etnologia
Políticas públicas
Issue Date: 19-Nov-2024
Citation: BASTOS, C. S. (2024)
Abstract: Este artigo analisa o processo de implementação da Educação Escolar Quilombola na comunidade de São Braz (BA). Por meio de uma pesquisa qualitativa, em formato de estudo de caso do tipo etnográfico, envolvendo entrevistas e observação participante, foram reunidas informações sobre a trajetória da educação escolar na localidade, incluindo a criação da primeira escola da comunidade. Os resultados revelam tanto os avanços significativos no fortalecimento da identidade quilombola como os desafios enfrentados na implementação das diretrizes da Educação Quilombola. Constatou-se que a superação das dificuldades requer a participação ativa da comunidade na construção de práticas educacionais que respeitem suas particularidades culturais. A pesquisa conclui que a valorização das vivências e saberes quilombolas é fundamental para garantir uma educação de qualidade e a efetividade das políticas públicas voltadas a esse segmento.
Description: BASTOS, Carla da Silva. A implementação da educação escolar quilombola na comunidade de São Braz (BA). 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6850
Appears in Collections:Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024_arti_carlabastos.pdf2024_arti_carlabastos.pdf3,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.