Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6850
Title: | A implementação da educação escolar quilombola na comunidade de São Braz (BA) |
Authors: | Bastos, Carla da Silva |
Keywords: | Quilombolas - Educação - São Braz (Santo Amaro, BA) Etnologia Políticas públicas |
Issue Date: | 19-Nov-2024 |
Citation: | BASTOS, C. S. (2024) |
Abstract: | Este artigo analisa o processo de implementação da Educação Escolar Quilombola na comunidade de São Braz (BA). Por meio de uma pesquisa qualitativa, em formato de estudo de caso do tipo etnográfico, envolvendo entrevistas e observação participante, foram reunidas informações sobre a trajetória da educação escolar na localidade, incluindo a criação da primeira escola da comunidade. Os resultados revelam tanto os avanços significativos no fortalecimento da identidade quilombola como os desafios enfrentados na implementação das diretrizes da Educação Quilombola. Constatou-se que a superação das dificuldades requer a participação ativa da comunidade na construção de práticas educacionais que respeitem suas particularidades culturais. A pesquisa conclui que a valorização das vivências e saberes quilombolas é fundamental para garantir uma educação de qualidade e a efetividade das políticas públicas voltadas a esse segmento. |
Description: | BASTOS, Carla da Silva. A implementação da educação escolar quilombola na comunidade de São Braz (BA). 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6850 |
Appears in Collections: | Artigos - Licenciatura em Ciências Sociais (São Francisco do Conde) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_arti_carlabastos.pdf | 2024_arti_carlabastos.pdf | 3,34 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.