Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6884
Título : O ensino sobre línguas indígenas nos cursos de graduação em Letras – Língua Portuguesa no Brasil
Autor : Santos, Érica das Neves dos
Palabras clave : Línguas indígenas
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Escolas de Letras
Fecha de publicación : 8-nov-2024
Citación : SANTOS, E. N. (2024)
Resumen : Este trabalho investigou as universidades estaduais e federais do estado da Bahia que oferecem o curso de Letras com a disciplina de línguas indígenas, ampliando a análise para as universidades federais de outros estados do Brasil. Além de identificar a presença dessa disciplina, o estudo examinou os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) dessas instituições para compreender se e como o ensino de línguas indígenas está integrado ao currículo. Também foi realizada uma análise de publicações acadêmicas e periódicos que discutem o ensino de línguas indígenas no contexto universitário. A metodologia incluiu a análise documental de PPCs das universidades, bem como uma revisão bibliográfica sobre o ensino de línguas indígenas. Os resultados evidenciam que a presença da disciplina nos cursos de Letras é bastante limitada, com poucas universidades oferecendo essa formação. Ademais, constatou-se a escassez de pesquisas acadêmicas que abordam o ensino de línguas indígenas, indicando uma área de estudo ainda pouco explorada.
Descripción : SANTOS, Érica das Neves dos. O ensino sobre línguas indígenas nos cursos de graduação em Letras – Língua Portuguesa no Brasil. 2024. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6884
Aparece en las colecciones: Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_mono_ericasantos.pdf2024_mono_ericasantos.pdf783,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.