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Título : Uso das metodologias ativas para o ensino da Língua Portuguesa no 1º ciclo do ensino básico em Bissau: uma análise sobre a percepção dos professores
Autor : Coelho, Alzira
Palabras clave : Técnicas de ensino-aprendizagem
Língua portuguesa - Guiné-Bissau
Professores de português
Fecha de publicación : 19-nov-2024
Citación : COELHO, A. (2024)
Resumen : A presente pesquisa tem como objetivo analisar a aplicação de metodologias ativas para o ensino da língua portuguesa na primeira fase do ensino básico (1o a 4o ano) em Bissau com vista a contribuir para a melhoria face ao processo de ensino-aprendizagem. A Guiné-Bissau é um país multilíngue devido a sua heterogeneidade étnica com as suas respectivas línguas. E tem o português como a única língua oficial e do ensino, no entanto, é falada por uma minoria da população. O guineense é a língua da unidade nacional e serve da ligação para os falantes dos grupos étnicos e é falada pela maioria da população. O ensino da língua por muito tempo tem se tornado barreira devido como é ensinado, isto é, centrado apenas na gramatica tradicional. Hoje cada vez mais tem se buscado metodologias inovadores face ao ensino, é nessa perspectiva que as metodologias ativas de aprendizagem proposta para que os alunos não sejam apenas receptores, mas sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem, para que possam participar, questionar e ver as diferentes temáticas com criticidade .O ensino-aprendizagem da língua portuguesa tem se tornado uma das principais barreiras no sistema educacional guineense por ser ensinado na perspectiva da língua primeira (L1) quando na realidade para os alunos é a segunda (L2) ou terceira (L3). Daí se questiona como aplicar as metodologias ativas no ensino da leitura e da escrita na língua portuguesa na 1a fase do ensino básico em Bissau? A principal justifica deste trabalho é a importância de realizar esse estudo porque poderá trazer contribuições significativas face ao ensino da língua portuguesa na Guiné-Bissau, instigando os professores a utilizarem outros recursos metodológicos com vista numa aulas mais ativa onde os alunos possam participar. Quanto à metodologia utilizada no trabalho é qualitativo, por um lado se constitui como bibliográfico. Como instrumento de coleta de dados optamos pela entrevista semiestruturada onde entrevistamos onze professores da primeira fase do ensino básico em Bissau, elaboramos 13 perguntas com intuito de saber a percepção desses professores face a metodologias ativas. As entrevistas foram realizadas via online pelo aplicativo google meet e presencialmente com ajuda de uma colaboradora. Do trabalho foi concluído que existe um movimento ativo para a utilização das metodologias ativas por parte dos professores buscando inovar nas práticas pedagógicas dentro da sala de aula, porém enfrentam dificuldades nos recursos didáticos que poderiam facilitar ainda mais as aulas do ensino da língua portuguesa.
Descripción : COELHO, Alzira. Uso das metodologias ativas para o ensino da Língua Portuguesa no 1º ciclo do ensino básico em Bissau: uma análise sobre a percepção dos professores. 2024. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6897
Aparece en las colecciones: Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

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