Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6898
Título : | Práticas de letramento e educação para as relações étnico-raciais na Educação Infantil: reflexões sobre relatos de professoras |
Autor : | Machado, Débora Ribeiro de Oliveira |
Palabras clave : | Educação - Recôncavo (BA) - Relações étnico-raciais Educação infantil - Relações étnicas Professores de educação infantil |
Fecha de publicación : | 27-nov-2024 |
Citación : | MACHADO, D. R. O. (2024) |
Resumen : | O objetivo deste trabalho foi investigar se nas práticas pedagógicas de docentes da Educação Infantil há o trabalho com letramento(s) emergentes que estejam voltados para a Educação das relações étnico-raciais. Nesse sentido, analisamos se as práticas pedagógicas viabilizadas pelos contextos escolares, através das/dos docentes, atendem às leis 10.639/03 e 11.645/08 e promovem práticas de letramentos comprometidas com a (re)existência da população Afro-brasileira e Indigena em sala de aula. Trata-se de um estudo qualitativo, que utilizou como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Participaram deste estudo duas professoras com experiência em escolas de Educação Infantil, sendo uma localizada dentro de uma comunidade quilombola em São Francisco do Conde e a outra no município de Santo Amaro. Foi possível identificar a partir dos relatos obtidos a existência de práticas de letramentos voltados para a educação das relações étnico-raciais nos respectivos contextos escolares, mas que ainda ocorrem de forma tímida, o que deixa notável que necessitamos de políticas públicas mais efetivas com relação a consolidação de professores em cargos efetivos, além de mais investimentos com relação a educação continuada de professores para a educação das relações étnico-raciais e suas relações com o letramento. |
Descripción : | MACHADO, Débora Ribeiro de Oliveira. Práticas de letramento e educação para as relações étnico-raciais na Educação Infantil: reflexões sobre relatos de professoras. 2024. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6898 |
Aparece en las colecciones: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_mono_deboramachado.pdf | 2024_mono_deboramachado.pdf | 1,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.