Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6938
Título : A Inclusão do Círculo Sociofamiliar do Usuário de UTI Adulto em seu Processo de Cuidado: uma revisão de literatura
Autor : Saldanha, Jeferson de Sousa
Palabras clave : Humanização
Família
Unidade de Terapia Intensiva Adulto
Fecha de publicación : 19-dic-2019
Citación : SALDANHA, J. S. (2019)
Resumen : Abrir-se ao diálogo numa linha de cuidado com pacientes limitados em sua capacidade comunicativa parece ser um enorme desafio ao que se deseja estabelecer na luta pela humanização do SUS, principalmente, num ambiente de nível de complexidade de atendimento alto. Neste ponto, a inclusão da família poderia fazer diferença e reduzir o sofrimento envolto nas dificuldades de comunicação existentes? Esta pesquisa visou identificar de que modo a inclusão do círculo sociofamiliar no atendimento em UTI Adulto poderia contribuir com o processo de humanização do serviço. Este trabalho fora realizado através de revisão integrativa da literatura, entre os dias 25 de Setembro e 29 de Novembro de 2019. Os dados foram analisados através do agrupamento de materiais selecionados semelhantes, confrontando-se as ideias obtidas nos resultados na produção de uma resposta ao problema apresentado, através de reflexão crítica. Foram encontrados através do percurso de pesquisa nas plataformas digitais um total de 26 publicações. Destas, apenas 8 foram selecionadas após filtragem utilizando-se os critérios de inclusão e exclusão. A partir da análise dos artigos foi observado que as dificuldades de contato entre a família e o paciente são as maiores causadoras de sofrimento, além da já esperada dor física. Em um dos trabalhos, familiares de pacientes e profissionais de saúde concordam com a importância de valorizar a opinião singular de cada um envolvido no processo de cuidado. No entanto, são apontados em outros artigos as dificuldades dos profissionais em se alcançar o nível desejado de humanização na UTI. Os resultados, portanto, deixaram claro o valor da comunicação social, da expressão de si e do contato humano para o cuidado em UTI. Afinal, é justamente a impossibilidade de se realizar esse contato em plenitude o que mais gera mal estar no paciente e em seu círculo sociofamiliar. Parece ser o fornecimento de ambiente adequado ao diálogo e a participação ativa de todos os agentes do cuidado, o que pode ser nomeado como atenção, que deve ser o foco do trabalho de humanizar a UTI, pois produz redução do sofrimento nos sujeitos participantes no processo. Em situações de dificuldades comunicativas com o paciente, a presença de um familiar, de forma mais frequente, que auxilie os profissionais no processo de significação das expressões, desejos e anseios do familiar, faria bastante diferença na tentativa de incluí-lo em seu tratamento. Ouvi-lo, mesmo quando sua expressão verbal está prejudicada. Afinal, a família conhece o paciente, sabe o que ele espera e teme. Ninguém melhor que um familiar para ajudar nesse processo de simbolizar sua expressão e tornar presente o sujeito paciente no seu cuidado.
Descripción : SALDANHA, Jeferson de Sousa. A Inclusão do Círculo Sociofamiliar do Usuário de UTI Adulto em seu Processo de Cuidado: uma revisão de literatura. 2019. 16f. TCC - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6938
Aparece en las colecciones: Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JEFERSON DE SOUSA SALDANHA.pdf2019_art_jsaldanha.pdf182,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.