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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6961
Title: | Educação especial na perspectiva da inclusão em Angola: trajetória e desafios da prática docente de uma professora de Educação Infantil |
Authors: | José, Suzete Dinis |
Keywords: | Educação especial Educação infantil Educação inclusiva - Angola Professores de educação infantil - Formação |
Issue Date: | 26-Nov-2024 |
Citation: | JOSÉ, S. D. (2024) |
Abstract: | Este trabalho buscou compreender como professores de Educação Infantil, frente à escassez de políticas e estratégias direcionadas para a formação inicial em Educação especial na perspectiva da inclusão em Angola, desenvolvem práticas docentes em contextos de Educação Infantil. Em relação aos objetivos específicos, visou: 1) Compreender o processo formativo para atuação com crianças com necessidades especiais, analisando tanto a formação inicial quanto as iniciativas de formação continuada; 2) Identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas quando há presença de crianças com necessidades especiais, destacando as adaptações e inovações implementadas pelos docentes; 3) Conhecer as interações entre crianças e entre crianças e adultos nesses contextos, avaliando a efetividade das estratégias de inclusão social e educacional. O referencial teórico fundamentou-se em três pilares: 1) a compreensão da deficiência como fenômeno social complexo; 2) as teorias sobre educação inclusiva e práticas pedagógicas adaptativas; e 3) as políticas públicas e legislação relacionadas à educação especial na perspectiva da inclusão no contexto angolano. A revisão da literatura concentrou-se em autores que abordam a educação especial na perspectiva da inclusão no contexto africano e, especificamente, em Angola, considerando a limitada produção acadêmica sobre o tema no país. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa e, como procedimento para a geração de dados, um estudo de caso, por meio de entrevistas com uma professora de educação especial na perspectiva da inclusão em instituição Infantil. Os resultados evidenciaram que a professora, mesmo com formação limitada em educação especial na perspectiva da inclusão, desenvolve estratégias criativas para atender às necessidades das crianças; existe uma significativa disparidade entre as políticas públicas existentes e sua implementação prática; e há necessidade urgente de investimentos em formação continuada e infraestrutura adequada. As redes de apoio entre professores e o envolvimento familiar mostraram-se fundamentais para o processo educacional. Quanto às interações sociais, notou-se, a partir da narrativa da professora, que as crianças desenvolvem relações positivas independentemente, embora existam desafios específicos que demandam atenção e intervenção pedagógica adequada. A pesquisa aponta para a necessidade de uma reformulação sistêmica na abordagem da educação especial na perspectiva da inclusão em Angola, com ênfase na capacitação docente e no desenvolvimento de recursos pedagógicos específicos. |
Description: | JOSÉ, Suzete Dinis. Educação especial na perspectiva da inclusão em Angola: trajetória e desafios da prática docente de uma professora de Educação Infantil. 2024. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6961 |
Appears in Collections: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
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