Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6973
Título : Quedas em idosos no brasil: uma revisão da literatura
Autor : Costa, Andrea Gomes da
Palabras clave : Brasil
Idosos
Quedas acidentais
Fecha de publicación : 29-oct-2021
Citación : COSTA, A. G. (2021)
Resumen : Os idosos são considerados propensos ao risco de quedas, mais do que a pessoas de qualquer idade, consequentemente, levando-os a incapacidade. A pesquisa tem como objetivo identificar as causas das quedas ocorridas nos idosos brasileiros. Foram utilizadas as bases de dados Scielo e Lilacs utilizando os termos: Accidental falls, elderly, Brazil. 10 artigos foram incluídos na pesquisa. A partir dos estudos analisados, observou-se a ocorrência de dois principais fatores: fatores intrínsecos e extrínsecos. Os fatores intrínsecos que se mais destacaram foram: doenças osteoarticulares, fraqueza, distúrbios do equilíbrio e comprometimento da mobilidade funcional. Também os fatores extrínsecos foram destacados, dentre eles: pisos escorregadios e superfícies irregulares. A prevenção ainda é a melhor forma de evitar acidentes futuros, por isso há uma necessidade de adoção de medidas preventivas na adaptação do ambiente, no incentivo a prática do exercício físico para o fortalecimento da musculatura, aumento da flexibilidade muscular, melhora do equilíbrio e da marcha.
Descripción : COSTA, Andrea Gomes da. Quedas em idosos no brasil: uma revisão da literatura. 2021. 10f. TCC - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Educação a Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6973
Aparece en las colecciones: Artigo - Especialização em Gestão em Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANDRÉA GOMES DA COSTA.pdf2021_art_acosta.pdf410,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.