Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7011
Título : | Análise da relação família-escola no ensino fundamental I em Barreira-CE no período pós-pandemia: o caso da escola E.M.E.I.F Boanerges Jacó |
Autor : | Melo, Maria Liliana Alves |
Palabras clave : | Educação à distância (EAD) Covid-19 - doença Relação família- escola Coronavírus |
Fecha de publicación : | 12-jul-2024 |
Citación : | MELO, M. L. A. (2024) |
Resumen : | Diante do contexto pandêmico da Covid-19 nos deparamos com uma realidade na qual o mundo inteiro foi afetado em diversos aspectos, levando à uma crise na saúde de milhões de pessoas em todo o mundo. Mediante a tais circunstâncias e com o aumento constante de casos dessa doença infecciosa, medidas urgentes precisaram ser tomadas para conter a disseminação do vírus SARSCoV-2. Como forma de reduzir esses impactos sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes, nos deparamos com o ensino remoto em tempos de pandemia, o que nos leva a refletir principalmente acerca da relevância da relação família-escola frente à Educação a Distância (EAD). Desse modo, trago o presente estudo como forma de desenvolver essa temática, objetivando identificar caraterísticas da relação família-escola no ensino fundamental I no período pós-pandemia e ainda caracterizar a participação da família no contexto escolar do ensino fundamental I nesse período. Portanto, para o desenvolvimento deste estudo, partimos de uma abordagem qualitativa, seguida de uma análise bibliográfica, fundamentada em diversos autores e suas respectivas obras que discutem essas temáticas, como forma de complementar e para a obtenção de dados apliquei um questionário semiestruturado trazendo sete perguntas para serem respondidas em forma de uma conversa com cinco famílias do fundamental I representando as turmas de 1°, 2°, 3°, 4° e 5° ano. Como resultados, de forma geral, evidenciamos o quanto a participação ativa da família é de suma importância para o desenvolvimento da criança no seu processo de formação, seja no contexto pandêmico ou não e que, apesar do período pandêmico ter significado um período muito tenso e cheio de medo e inseguranças para a família com relação ao processo educativo, no retorno ao ambiente escolar, podemos perceber que esta relação família-escola foi, de certa forma modificada e tornou-se mais estreita, com o fortalecimento dos laços e reconhecimento por parte das famílias entrevistadas que a escola e os professores possuem uma grande missão na educação dos seus filhos. |
Descripción : | MELO, Maria Liliana Alves. Análise da relação família-escola no ensino fundamental I em Barreira-CE no período pós-pandemia: o caso da escola E.M.E.I.F Boanerges Jacó. 2024. 50f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7011 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA LILIANA ALVES MELO.pdf | 2024_mono_mariamelo.pdf | 958,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.