Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7017
Título : | Reflexões sobre a educação especial inclusiva a partir do relato de experiência de um cuidador: possibilidade e autonomia |
Autor : | Martins, Emanuel Pereira |
Palabras clave : | Educação especial Educação infantil Escola Educação inclusiva |
Fecha de publicación : | 27-feb-2024 |
Citación : | MARTINS, E. P. (2024) |
Resumen : | O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a Educação Especial Inclusiva considerando as nossas experiências vivenciadas na condição de cuidador de uma estudante da educação infantil com o laudo clínico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em uma escola pública de Baturité (CE), e suas repercussões na nossa formação enquanto estudante do curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB), campus Ceará. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com análise documental, revisão de literatura acerca da Educação Especial Inclusiva. Também foram utilizadas como material de análises as nossas experiências realizadas/vivenciadas bem com relatos presentes no caderno de campo. Dos resultados, inicialmente, apresentamos a importância dos estudos realizados no curso de pedagogia da Unilab que nos possibilitaram conhecimento sobre a Educação Especial Inclusiva, os estudos sobre a Autobiografia dentre outras temática que contribuições junto ao exercício da docência, como por exemplo: direitos humanos, políticas públicas, didática e educação especial inclusiva, dentre outras temáticas. E por fim, o entendimento, a partir da nossa formação em Pedagogia e a da experiência na escola, sobre a relevância da reflexão sobre a prática docente enquanto futuro pedagogo, a relevância do diagnóstico/laudo médico e intervenção precoce junto ao/as estudantes com TEA, de modo a estimular esse/as discentes a interagir com/na vida escolar. |
Descripción : | MARTINS, Emanuel Pereira. Reflexões sobre a educação especial inclusiva a partir do relato de experiência de um cuidador: possibilidade e autonomia. 2024. 21f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7017 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EMANUEL PEREIRA MARTINS.pdf | 2024_art_emanuelmartins.pdf | 510,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.