Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7020
Title: Análise da afetividade mediante a relação entre as práticas pedagógicas realizadas pelo PIBID/Pedagogia e aplicação de mapas afetivos em uma escola de Acarape/CE
Authors: Lima, Ana Jéssyca da Silva
Keywords: Ensino-aprendizagem
Ensino fundamental
Práticas pedagógicas
Afetividade
Mapas afetivos
Issue Date: 17-Dec-2019
Citation: LIMA, A. J. S. (2019)
Abstract: Este trabalho tem por objetivo analisar a afetividade mediante práticas pedagógicas, como também, a aplicação dos mapas afetivos, e as possíveis relações destes com o processo de ensino-aprendizagem de uma turma de 4° ano, em uma escola de ensino fundamental da rede pública na cidade de Acarape/CE. As práticas pedagógicas analisadas são resultantes do trabalho desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, que desenvolve atividades pedagógicas na escola a fim de contribuir para melhoria da educação básica brasileira. A atual pesquisa é de caráter bibliográfico, e utiliza-se da metodologia de apreensão dos afetos, recebendo tratamento de pesquisa qualitativa. A análise decorre de como as práticas pedagógicas realizadas na escola, podem produzir a manifestação dos afetos das crianças envolvidas. A aplicação dos mapas afetivos nos permite uma investigação metódica da relação afetiva da criança com o espaço escolar. O resultado final mostrou-se satisfatório, uma vez que explora e debate práticas pedagógicas que trabalham além da dimensão cognitiva, também a dimensão afetiva-volitiva das crianças na escola e em sala de aula. Além deste resultado, através da análise dos mapas afetivos foi possível compreender quais os afetos manifestados pelos educandos em sua relação com o espaço escolar. Acreditamos desta forma, estarmos colaborando para o rompimento da dualidade persistentemente propagada pela educação tradicional, de se trabalhar cognição e afetividade de forma dissociada. Tencionamos contribuir assim, para práticas pedagógicas que promovam o pleno desenvolvimento do educando levando em consideração seu contexto social, cultural, familiar, econômico, e afetivo, contribuindo para uma melhor compreensão das dimensões cognitivas e afetivas das crianças.
Description: LIMA, Ana Jéssyca da Silva. Análise da afetividade mediante a relação entre as práticas pedagógicas realizadas pelo PIBID/Pedagogia e aplicação de mapas afetivos em uma escola de Acarape/CE. 2019. 72f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7020
Appears in Collections:Monografia - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA JÉSSYCA DA SILVA LIMA.pdf2019_mono_analima.pdf1,93 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.