Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7024
Title: | Etnomatemática na produção de arroz da etnia Balanta de Guiné- Bissau |
Authors: | Uangna, Elia Maria Leandro |
Keywords: | Balanta Matemática Arroz Etnomatemática Guiné-Bissau |
Issue Date: | 31-Jan-2020 |
Citation: | UANGNA, E. M. L. (2020) |
Abstract: | Discute-se neste estudo a Etnomatemática presente na produção de arroz da etnia Balanta da Guiné-Bissau. Tendo como objetivo entender as práticas matemáticas existentes na produção de arroz da etnia Balanta, preocupou-se em responder às seguintes questões: Como a etnomatemática se incorpora na prática de produção de arroz da etnia Balanta? Que práticas matemáticas podem ser encontradas ao longo das três etapas de produção de arroz: preparação do arrozal, transplante e ceifa? Que práticas pedagógicas podem derivar do trabalho de produção de arroz de modo a contextualizar o conhecimento curricular de Matemática? O estudo adota abordagem qualitativa de modo a analisar e entender como uma pessoa ou grupo de pessoas interpretam um determinado fenômeno social ou humano, nesse caso, o conhecimento Etnomatemática. O referencial teórico apresentado aborda autores que nos ajudarão a entender a Etnomatemática presente nas práticas de cultivo de arroz dos Balantas. Adotou-se o método etnográfico como método de abordagem com base antropológica, com o objetivo de descrever elementos específicos da cultura delimitada, bem como para se enriquecer a compreensão de uma prática específica dentre elementos como crenças, comportamentos e valores baseados nas informações oriundas dos dados coletados. O estudo leva à compreensão que na produção de arroz da etnia Balanta são percebidos diversos elementos do conhecimento matemático desse povo, apesar de não serem reconhecidos como tal. Isso se mostra impeditivo para o diálogo entre o contexto escolar e as práticas sociais como o plantio de arroz na etnia Balanta. |
Description: | UANGNA, Elia Maria Leandro. Etnomatemática na produção de arroz da etnia Balanta de Guiné- Bissau. 2020. 59f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7024 |
Appears in Collections: | Monografia - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ELIA MARIA LEANDRO UANGNA.pdf | 2020_mono_eliauangna.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.