Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7043
Título : | Rodas de conversa como estratégia de cuidado em saúde mental de adolescentes em retorno às aulas presenciais em tempos de pandemia do covid-19 |
Autor : | Vieira, Antônia Graziele de Almeida |
Palabras clave : | Saúde Mental Covid-19 Adolescente Grupos focais |
Fecha de publicación : | 13-nov-2024 |
Citación : | VIEIRA, A. G. A. (2024) |
Resumen : | Introdução: A pandemia de COVID-19 afetou a saúde mental dos adolescentes, especialmente no ambiente escolar. O retorno às aulas destacou a importância de intervenções, como as rodas de conversa, para oferecer suporte emocional a esses alunos. Objetivo: compreender as contribuições das rodas de conversa como estratégia de cuidado em saúde mental para adolescentes durante o retorno às aulas presenciais em tempos de pandemia de COVID-19. Método: Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo, conduzido de maio a agosto de 2023, em uma escola pública de ensino médio, localizada no município de Redenção, no interior do estado do Ceará. Os participantes do estudo foram alunos de uma turma do 1° ano e a outra do 3° ano da referida escola de ensino médio. Incluíram-se estudantes de ambos os sexos, com faixa etária variada, com disponibilidade de participar de seis rodas de conversa. Excluíram-se aqueles que estavam de licença saúde ou maternidade e alunos com suspensão temporária da escola. As rodas de conversa tiveram duração de 1 hora em cada turma, em que cada turma participou de seis encontros, conduzidos pelos bolsistas do curso de Enfermagem, do grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde Mental. Um pesquisador colaborador registrou todas as falas manualmente. Em cada encontro, era realizada uma dinâmica de quebra-gelo para criar vínculo com a turma. Após isso, eram debatidos os seguintes temas: saúde mental e emocional, autocuidado, autoconhecimento, autoestima e autoconfiança, emoções, socialização e relações interpessoais, planejamento de estudos e metas para o futuro, pressão social e acadêmica, inclusão e diversidade. O instrumento de coleta de dados continha duas partes: 1) questões objetivas sobre os aspectos sociodemográficos e 2) seis questões subjetivas sobre o retorno às aulas e as rodas de conversa. Os dados inerentes ao perfil sociodemográfico foram analisados no programa Epi InfoTM. Os discursos dos estudantes foram analisados no software IraMuteq®. A pesquisa recebeu aprovação ética (6.124.101/2023). Resultados: Houve a participação de 50 estudantes, sendo 27 estudantes do 1° ano e 23 do 3° ano do ensino médio, com predomínio do sexo feminino (n=27; 54%). A faixa etária variou de 14 a 18 anos, com idade média 16,6 anos. Ao analisar os discursos dos estudantes foram observadas 2568 ocorrências de palavras e emergiram seis categorias: aprendizados com as rodas de conversas; estratégias de enfrentamento e superação de adversidades após o retorno das aulas; sentimentos após o retorno das aulas presenciais; medo de não conseguir retomar os conteúdos das aulas após muito tempo; avaliação dos estudantes acerca das rodas de conversa; contribuição das rodas de encontro na saúde mental dos estudantes.Conclusão: As rodas de conversa foram essenciais para o desenvolvimento emocional dos alunos, oferecendo um ambiente seguro e promovendo habilidades interpessoais e estratégias de enfrentamento. Elas melhoraram as relações entre os participantes e aumentaram a positividade. As escolas devem adotar essas práticas para apoiar o desenvolvimento social e emocional dos alunos, preparando-os melhor para o mercado de trabalho. |
Descripción : | VIEIRA, Antônia Graziele de Almeida. Rodas de conversa como estratégia de cuidado em saúde mental de adolescentes em retorno às aulas presenciais em tempos de pandemia do covid-19. 2024. 32f. TCC - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7043 |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Enfermagem |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTÔNIA GRAZIELE DE ALMEIDA VIEIRA.pdf | 2024_art_avieira.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.