Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7044
Título: | O impacto colonial no sistema de ensino guineense: o caso da opressão linguística aos estudantes |
Autor(es): | Bedona, Giovánia Júlio Oliveira |
Palavras-chave: | Guiné-Bissau - Influência colonial Linguagem e educação Língua portuguesa - Guiné-Bissau |
Data do documento: | 21-Nov-2024 |
Citação: | BEDONA, G. J. O. (2024) |
Resumo: | A invasão dos portugueses em território guineense marcou a história da Guiné-Bissau e, até hoje, continua a assombrar todos os setores administrativos do país, principalmente o setor educativo. Trata-se de uma sociedade multilíngue através da existência de quase 30 grupos étnicos, os quais comunica-se entre si por meio de uma língua nacional, o guineense, que é falada por um número expressivo da população. No entanto, o português, como língua do fruto colonial, se figura no país como língua oficial e única língua do ensino, a qual leva os estudantes guineenses a se depararem com grandes problemas para a qualidade dos seus estudos. A língua portuguesa é, compulsoriamente, valorizada pelos guineenses, principalmente em decorrência do próprio Estado. A partir desse contexto, o presente estudo apresenta as seguintes hipóteses: 1) A expressão oral dos estudantes guineenses contemporâneos ainda sofre com a opressão colonial; 2) O impacto dos estudos acadêmicos da UNILAB modifica a percepção dos estudantes sobre a opressão linguística que vivenciaram durante as práticas orais na educação básica. Desse modo, o objetivo geral do nosso trabalho é compreender o impacto da colonização portuguesa na educação de Guiné-Bissau, particularmente na expressão linguística dos estudantes. Para a pesquisa, utilizou-se o método qualitativo, na base de uma pesquisa bibliográfica e de campo, tendo em conta a realização de uma entrevista semiestruturada com 11 estudantes guineenses da UNILAB (Campus do Malês), que nos permitiu comprovar as nossas hipóteses levantadas. Através da pesquisa, concluiu-se que, até os dias de hoje, as línguas étnicas guineenses, além da língua guineense, continuam sendo proibidas nas escolas, motivo pelo qual os estudantes passam por uma opressão ao falar línguas de casa dentro do espaço escolar. Ainda foi possível perceber que a UNILAB está provocando uma reflexão crítica a essa situação que ocorre nas escolas guineenses, dada a diferenciação das ideias que escutamos a partir dos depoimentos dos nossos entrevistados. Por fim, coloca-se a preocupação de implementação de um ensino bilíngue que estabeleça um diálogo entre o português e o guineense para aproximar os estudantes de uma educação de qualidade e sem opressões. |
Descrição: | BEDONA, Giovánia Júlio Oliveira. O impacto colonial no sistema de ensino guineense: o caso da opressão linguística aos estudantes. 2024. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7044 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_mono_giovaniabedona.pdf | 2024_mono_giovaniabedona.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.