Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7076
Título : Herpetofauna na escola: Percepções e estratégias pedagógicas por professores de Ciências no ensino de répteis e anfíbios
Autor : Oliveira, Vanessa Barros de
Palabras clave : Herpetofauna
Ensino de Ciências
Práticas Pedagógicas
Fecha de publicación : 12-nov-2024
Citación : OLIVEIRA, V. B. (2024)
Resumen : Apesar do papel fundamental dos anfíbios e répteis nos ecossistemas, a abordagem desses conteúdos no ensino de Ciências nas escolas ainda passa por barreiras pedagógicas e preconceitos. Assim, o objetivo do trabalho foi explorar as percepções e estratégias pedagógicas de professores de Ciências no ensino de anfíbios e répteis nas escolas. A pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, foi conduzida utilizando-se de um questionário estruturado contendo perguntas abertas e fechadas, sobre a formação pedagógica, participação em capacitações e dificuldades enfrentadas no ensino de herpetofauna. Os resultados indicam que a maioria dos professores possuem formação em Biologia e mais de dez anos de experiência, sendo que apenas 25% desses já participaram de capacitações específicas nos últimos dois anos. A conscientização sobre a conservação do meio ambiente foi o principal objetivo ao ensinar sobre esses animais, embora a escassez de recursos didáticos e a falta de interesse dos alunos sejam desafios significativos. Os participantes também destacaram a necessidade de formação continuada e uso de metodologias que integrem práticas mais dinâmicas no ensino. As reflexões e sugestões derivadas deste estudo podem enriquecer as abordagens pedagógicas no ensino de herpetofauna, promovendo uma conexão mais significativa entre os alunos e a biodiversidade.
Descripción : OLIVEIRA, Vanessa Barros de. Herpetofauna na escola: Percepções e estratégias pedagógicas por professores de Ciências no ensino de répteis e anfíbios. 2024. 16f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7076
Aparece en las colecciones: Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VANESSA BARROS DE OLIVEIRA.pdf2024_art_voliveira.pdf463,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.