Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7134
Title: Ciência em ação: como os laboratórios transformam o ensino de Ciências na percepção de alunos do ensino fundamental de Guaiúba, Ceará
Authors: Batista, Bárbara Cibely Mendes
Keywords: Laboratório
Ensino de Ciências
Prática
Aprendizagem
Issue Date: 22-Nov-2024
Citation: BATISTA, B. C. M. (2024)
Abstract: Esta pesquisa analisou o efeito da vivência prática em ambientes de laboratório no aprendizado de ciências entre estudantes do 7º e 9º ano do ensino básico. A investigação foi conduzida por meio de uma abordagem pedagógica dividida em três fases, que incluiu visitas aos laboratórios de Biologia Geral e Zoologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), localizada em Redenção, Ceará. Os estudantes responderam a questionários antes e depois das visitas para avaliar suas impressões sobre o ambiente de laboratório e possíveis alterações em seu entendimento e interesse pela ciência. O estudo mostrou que os alunos possuíam uma percepção restrita dos laboratórios, relacionando-os apenas a cientistas e estudos. Depois de visitas práticas, sua compreensão da ciência se expandiu e os estudantes entenderam a relevância da experiência. Todos concordaram que os laboratórios escolares contribuiriam para o aprendizado de ciências, mesmo os menos interessados na matéria. É evidente que as atividades laboratoriais são fundamentais, impulsionando a demanda por investimentos em infraestrutura para aprimorar a educação.
Description: BATISTA, Bárbara Cibely Mendes. Ciência em ação: como os laboratórios transformam o ensino de Ciências na percepção de alunos do ensino fundamental de Guaiúba, Ceará. 2024.16f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7134
Appears in Collections:Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bárbara Cibely Mendes Batista.pdf2024_art_bbatista.pdf345,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.